Museus Digitais

Conheça nesta publicação projetos, como o Conhecendo Museus e o Tainacan, que promovem a difusão de museus e seus acervos. Confira também a seleção de alguns dos principais museus digitais do Brasil e do mundo.

ACERVOS MUSEOLÓGICOS

 

PROJETO CONHECENDO MUSEUS
  • O Projeto Conhecendo Museus é site criado para apresentar em detalhes os principais museus do Brasil. O objetivo é democratizar o conhecimento gerado por essas instituições para difundir os bens e valores culturais humanos, além de divertir e estimular o surgimento de novos públicos. O projeto não só promove o resgate da memória brasileira (gravada em objetos, obras de arte e documentos), mas também a integra a uma série de informações acessíveis, e colabora para formar uma consciência histórica e crítica sobre a história do país.
PROJETO TAINACAN
  • O projeto Tainacan é resultado de uma iniciativa que promove a fundamentação da política nacional de acervos digitais (arquivos, bibliotecas e museus) e constitui a última fase do projeto Acervo em Rede da Associação Brasileira de Museus. Um dos produtos do Ibram é a “Plataforma de Classificação e Comunicação de Museus”, implementada pelo Ibram em seus museus, e é objeto de cooperação com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Os resultados iniciais do programa foram verificados e agora é um bom momento para os museus aprenderem mais sobre a aplicação da ferramenta e vivenciar o valor dos esforços para organizar, integrar e possibilitar o acesso digital ao patrimônio cultural brasileiro.

 

MUSEUS DE ARTE

 

MUSEU DE ARTE SACRA DA BOA MORTE - CIDADE DE GOIÁS, BRASIL
  • Localizado na Cidade de Goiás, o Museu de Arte Sacra da Boa Morte fica localizado no antigo prédio da Igreja da Boa Morte, sendo um dos mais importantes museus de arte sacra do Brasil. O acervo do museu possui cerca de mil itens, que variam de mobiliários, pratarias, porcelanas, coroas, cálices, gravuras, pinturas, dentre outros. Das artes sacras, podemos destacar o trabalho de Veiga Valle, considerado o santeiro e escultor mais cobiçado da região. Grande parte dos objetos do museu remetem aos séculos XVIII e XIX.
MASP - SÃO PAULO, BRASIL
  • Fundado em 1947 pelo brasileiro Assis Chateaubriand, o Museu de Arte de São Paulo é um dos mais belos e modernos do país. O museu contém obras que reúnem pinturas, fotografias, esculturas e objetos de diversos períodos, compreendendo várias culturas, como a africana e européia. Apesar de ser uma instituição privada, o museu não possui fins lucrativos além de manter exposições e realizar programas socioeducativos.
MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES - RIO DE JANEIRO, BRASIL
  • Criado em 1908, o Museu Nacional de Belas Artes é um dos mais importantes museus do país, concentrando o maior acervo de obras do século XIX do país, visto que abrange 70 mil pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos, livros e uma sessão de arte extrangeira, dentre as quais podemos destacar as obras africanas. O museu possui obras de renomados artistas, como o francês Jean Baptiste Debret, o brasileiro Pedro Américo, e os renomados artistas modernos Candido Portinari, Carlos Oswald e as artistas Djanira e Tarsila do Amaral. Dentre as principais obras, podemos citar A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles, Café, de Portinari, e Batalha do Avaí, por Pedro Américo.
MUSEUS DO VATICANO - CIDADE DO VATICANO, VATICANO
  • Na Cidade do Vaticano há um complexo de museus ligados à Santa Sé que são conhecidos como Museus do Vaticano. Esses museus abrigam valiosíssimas obras de artes e coleções de itens, além de possuírem uma arquitetura muito bela. No site do museu é possível conferir alguns dos diversos itens pertecentes ao Vaticano.
MUSEU OSCAR NIEMEYER - CURITIBA, BRASIL
  • O Museu Oscar Niemeyer (MON) está localizado em Curitiba e abriga um importante acervo de obras nacionais e estrangeiras, com aproximadamente 7.000 obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. É considerado o maior museu de arte da América Latina, O MON tem uma equipe interdisciplinar que visa reunir e melhorar a experiência dos visitantes em artes visuais. Sendo considerado uma instituição de referência em artes visuais no Brasil e até no mundo, realiza importantes exposições nacionais e internacionais, recebendo importantes mostras, como pinturas em Tule de Victor Vasarely na Hungria; pinturas de Tarsila do Amaral,  Di Cavalcanti, Alfredo  Andersen  e Amedeo Modigliani.
PINACOTECA - SÃO PAULO, BRASIL
  • A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos museus de arte mais importantes do É o museu de arte mais antigo, sendo fundado em 1905, tornando-se uma das instituições culturais mais dinâmicas do país, participando do círculo expositivo internacional e promovendo o enriquecimento das atividades culturais mantendo ativa a produção bibliográfica. O acervo da Pinacoteca abriga um dos maiores e mais representativos acervos da arte brasileira, com mais de 10.000 obras sobre a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.

 

MUSEUS BIOGRÁFICOS

 

CASA DE ANNE FRANK - AMSTERDAM, HOLANDA
  • A Casa de Anne Frank é um museu biográfico, em memória da vítima do holocausto nazista Anne Frank, localizado em Amsterdã, capital dos Países Baixos. Ele foi fundado em 3 de maio de 1960 para homenagear Anne Frank, com o objetivo de fortalecer laços e intercâmbios entre diferentes culturas a fim de acabar com a intolerância. O museu busca manter viva a história de Anne Frank e de sua família, que ficou conhecida mundialmente após os manuscritos de Anne terem se tornado um livro.
MUSEU FRIDA KHALO - CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO
  • O Museu Frida Khalo, também conhecido como Museu Casa Azul, assim como a Casa de Anne Frank, é uma casa-museu dedicada a preservar a história e as obras da artista mexicana Frida Khalo. Neste museu você adentra no universo íntimo de Frida e entra em contato com algumas das obras mais importantes da artista: “Viva La Vida” (1954), “Frida La Caesarean Section” (1931), “Portrait of My Father William Carlow” (1952), dentre outros. A Casa Azul está localizada em um dos bairros mais bonitos e antigos da Cidade do México, tendo sido transformada em museu em 1958, quatro anos após a morte da artista. O museu é um dos principais pontos turísticos da capital mexicana.

 

MUSEUS HISTÓRICOS

 

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL - RIO DE JANEIRO, BRASIL
  • Localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional é um museu que se dedica à História do Brasil. Criado em 1922, em homenagem ao Centenário da Independência, o museu está próximo de completar 100 anos de existência, sendo um dos maiores museus do Brasil, com um acervo de mais de 300 mil peças. Trabalhando com a história brasileira, o museu possui obras/itens que vão desde o brasil pré-Cabral até os dias atuais.
MUSEU IMPERIAL - RIO DE JANEIRO, BRASIL
  • O Museu do Palácio Imperial de Petrópolis guarda as principais coleções do país relacionadas ao período imperial brasileiro, com destaque para o chamado “Segundo Império”, que teve como regente Dom Pedro II. Além das atividades ininterruptas, exposições e projetos educacionais, são cerca de 300 mil itens no acervo, que nos permite conhecer melhor um pouco mais da vida intíma do imperador e da família real brasileira, assim como aspectos referentes à administração do Estado brasileiro e do próprio país.
MUSEU DA INCONFIDÊNCIA - OURO PRETO, BRASIL
  • O Museu da Inconfidência surgiu após a inicitiva do então presidente Getúlio Vargas de, nas comemorações do centésio quinquagésimo aniversário da morte dos Inconfidentes mineiros, criar um Panteão em homenagem a essas figuras históricas. O lugar escolhido para sediar o Panteão foi o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, e o Museu da Inconfidência ainda se encontra no mesmo prédio, que passou por reformas. O objetivo do museu é salvaguardas as memórias da Inconfidência Mineira, de seus atores e também da antiga Capitania mineira.
MUSEU NACIONAL - RIO DE JANEIRO, BRASIL
  • No Palácio de São Cristóvão está localizado o museu de História Natural e Antropologia situado em Quinta da Boa Vista, que foi residência da família real portuguesa de 1808 a 1821. No ano de 1892, o palácio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e desde então funciona como Museu Nacional. O Museu Nacional abriga uma enorme coleção de mais de 20 milhões de objetos e itens históricos, sendo que 90% do acervo foi perdido no incêndio em 2 de setembro de 2018, umas das maiores trágedias do século para o Brasil e para o mundo.
MUSEU NACIONAL DE ANTROPOLOGIA - CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO
  • O Museu Nacional de Antropologia é um dos mais importantes museus da América Latina, contando com um rico acervo, principalmente no que diz respeito aos povos nativos da América pré-Colombo. O foco do museu além dos artefatos arqueológicos e antropológicos dos povos méxicanos pré-colombianos, é também na etnografia mexicana contemporânea. Atualmente o museu conta com cerca de 23 salas de exposição e dentre os seus principais itens podemos citar a Pedra do Sol, a réplica do sarcófago de Pacal e a estátua asteca de Xochipilli.
YAD VASHEM MUSEU DO HOLOCAUSTO - JERUSALÉM, ISRAEL
  • O termo Yad Vashem, em hebráico, significa “Autoridade de Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto”, foi o nome dado ao museu em homenagem às vítimas do terrível Holocausto judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Criado em 1953, por meio da Lei Yad Vashem, o museu é um grande complexo que trabalha com diversas temáticas, com Salas de Memórias, Memorial das Crianças, Museu de Arte do Holocausto e também lugares comemorativos, como o Vale das Comunidades. O museu ainda conta com biblioteca, editora, centros de pesquisa e centros educacionais sobre o estudo do Holocautos. São homenageados no museu também os demais sobreviventes dessa tragédia, e não somente os judeus.

 

MUSEUS TEMÁTICOS

 

MUSEU AFRO BRASIL - SÃO PAULO, BRASIL
  • Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Museu Afro Brasil é uma instituição pública subordinada à Secretaria de de Cultura do Estado de São Paulo. O prédio do museu possui cerca de onze mil metros quadrados, contando com um acervo de mais de seis mil obras que vislumbram e valorizam a importância da cultura africana na formação da sociedade brasileira. As obras, que datam do século XVIII até os dias atuais, abrangem pinturas, fotografias, esculturas, dentre outras, buscam retratar diversos temas do universo africano, a exemplo da escravidão, religião, arte, trabalho, cultura. Um dos principais objetivos do museu é dar voz, e recuperar a memória, a uma grande parcela da população brasileira.
MUSEU DO CAFÉ - SÃO PAULO, BRASIL
  • O Museu do Café se encontra no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café – que foi criada em 1922 para controlar e centralizar as operações cafeeiras – sendo inaugurado em 1998. O museu promove e preserva a relação histórica entre o café, a sociedade e a política brasileira, tendo em vista que durante o século XX o café foi um dos principais produtos da economia brasileira. Nos objetos e documentos que compõem seu acervo, é possível verificar como o desenvolvimento da produção cafeeira está intimamente ligado ao desenvolvimento político, econômico e cultural do país.
MUSEU DA IMIGRAÇÃO - SÃO PAULO, BRASIL
  • O Museu da Imigração do Estado de São Paulo é uma instituição pública vinculada ao Ministro da Cultura do Estado de São O prédio que atualmente se encontra o Museu da Imigração, que recebeu esse nome em 2011, era, em 1887, a Hospedaria de Imigrantes do Brás, sendo a primeira hospedaria para milhares de imigrantes de outros estados do Brasil e, principalmente, da Europa. A hospedaria funcionou durante 91 anos, encerrando suas atividades em 1978, tendo recebido mais de 2,5 milhões de imigrantes de mais de 70 nacionalidades diferentes. Tendo isso em vista, o acervo do museu é riquíssimo em diversidade.
MUSEU DO FUTEBOL - SÃO PAULO, BRASIL
  • O Museu do Futebol foi inaugurado em 2008 e se localiza no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu. Como o próprio nome diz, o museu aborda temáticas relacionadas ao futebol, o esporte mais praticado e famoso do país. O Museu do Futebol conta com exibições de imagens e vídeos sobre o esporte que chegam a mais de seis horas de gravações. A partir do seu acervo, é possível conhecer a história do futebol, desde sua origem, no mundo e no Brasil. O museu ainda conta com uma equipe especializada em pesquisar, selecionar e documentar fatos importantes do futebol brasileiro para a constituição do acervo, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB).

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *