Blogs

ARQUEOLOGIA EGÍPCIA
  • O site Arqueologia Egípcia foi criado em 2008 pela mestra em Arqueologia, da Universidade Federal de Sergipe, Márcia Jamille. Apesar de não ser propriamente uma historiadora, História e Arqueologia são duas áreas que andam de mãos dadas. Dessa forma, o site de Jamille é muito rico em fontes históricas, recomendações de sites, artigos, teses, livros, filmes e séries. O site também conta com um canal, de mesmo nome, na plataforma YouTube.
BEST OF HISTORY WEB SITES
  • Best of History Web Sites é um gigantesco portal – recomendado pela Universidade de Princeton, pela Biblioteca Pública de Nova York, dentre outros – onde se pode encontrar mais de 1200 links de sites para o estudo de História. Fora isso, o site conta com planos de aula, questionários, vídeos, tours virtuais e jogos na área de História.
CAFÉ HISTÓRIA
  • Um dos maiores portais de divulgação científica em História no Brasil, o Café História, em funcionamento desde 2008, conta com publicações semanais para historiadores e para o público em geral. Conforme é apontada no site, sua missão principal é promover a circulação do conteúdo histórico produzido nas academias. O site conta com diversas seções: Dicas de livros, notícias, espaço de entrevistas com historiadores e pesquisadores das ciências humanas, artigos produzidos pelo Café História e seus colaboradores e convidados, além da tradução de matérias de sites acadêmicos estrangeiros.
CONVERSA DE HISTORIADORAS
  • Criado em 2014 pelas historiadoras Hebe Mattos, Professora Titular Livre, aposentada, da Universidade de Juiz de Fora e Martha Abreu, Professora Titular no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, hoje o blog conta com a participação de mais quatro historiadoras. A pretensão inicial de compartilhar reflexões acerca do passado escravista brasileiro e o papel da História nas políticas públicas de combate ao racismo, permaneceu após a reformulação do site em 2016, tornando-as ainda mais fortes.
FACING HISTORY AND OURSELVES: ENFRENTANDO A HISTÓRIA E NÓS MESMOS
  • Partindo do pressuposto de que o ódio e a intolerância que hoje são testemunhadas são frutos das injustiças do passado, os idealizadores do site Facing History and Ourselves o criaram buscando desafiar professores e seus alunos a combaterem esse legado brutal. Conectar as escolhas do passado com as escolhas que as próximas gerações terão de passar, assim como conscientizá-los de criar uma sociedade mais equitativa, justa e democrática são os objetivos desses idealizadores. Dessa forma, os recursos para o ensino de História disponíveis no site se voltam a combater as diferenças.
ENSINAR HISTÓRIA
  • Criado pela professora Joelza Ester Domingues, o site Ensinar História busca contemplar tudo o que diz respeito ao ensino de História, e destina-se tanto aos curiosos, estudantes quanto aos professores. De um espectro temático muito rico, o blog não se limita ao formato de estudo tradicional, inova em propor novas metodologias, como os jogos digitais, para o ensino de História e também conta com diversos artigos, que abrangem tanto temáticas específicas da história, metodologias e a vida docente.
PUBLIC HISTORY WEEKLY: HISTÓRIA PÚBLICA SEMANAL
  • Publicado pela editora especializada em artigos acadêmicos, Walter de Gruyter, a revista Public History Weelky é publicada em nome da Universidade de Viena, Universidade de Wroclaw, as Universidades de Educação em Basel, além da Federação Internacional de História Pública. O site tem como objetivo popularizar as pesquisas acadêmicas na sociedade.
HISTORIOGRAFIA NA REDE
  • Doutora em História pela Universidade de Luxemburgo, Anita Lucchesi define o Historiografia na Rede como um bloco de notas para seus pensamentos. O ponto diferencial do site é a relação que Anita Lucchesi estabelece entre o ensino de História e as novas tecnologias digitais. Além disso, o site também conta com muitas referências sobre História Digital.
HISTORY WORKSHOP (HW): OFICINA DE HISTÓRIA
  • Em defesa da “história vinda de baixo”, o movimento Oficina da História busca conceber a narrativa histórica da perspectiva de pessoas comuns, transformando a pesquisa e a escrita da História em uma “empresa colaborativa” – segundo aponta o fundador do movimento Raphael Samuel -, ajudando no ativismo e justiça social. Dessa forma, o HW busca tornar o conhecimento histórico mais acessível.
PROGRAMA POVOS INDÍGENAS NO BRASIL
  • O propósito do site Povos Indígenas no Brasil, é reunir informações sobre todos os povos indígenas que habitam o território brasileiro. São disponibilizados diversos tipos de fontes: imagens, gráfico, mapas, notícias, listas, tabelas e textos. Para quem tem interesse em conhecer melhor a realidade dos indígenas brasileiros, este site é uma boa pedida.
SLAVES VOYAGES: VIAGENS DE ESCRAVOS
  • Slaves Voyages é um projeto, resultado de décadas de pesquisas, organizado durante dois anos por uma equipe composta por historiadores, bibliotecários, cartográfos, dentre outros pesquisadores de diferentes áreas. Fruto desse imenso trabalho surgiu o Banco de Dados do Tráfico de Escravos Transatlânticos, que reune dados sobre a escravidão em todo o Atlântico e em diferentes períodos.