Bibliotecas Digitais Nacionais

Conheça e desbrave os acervos digitais das principais biliotecas nacionais. Além de documentos escritos como livros, artigos, boletins, anais, diários e manuscritos, os acervos dessas bibliotecas contam com mapas, arquivos audivisuais, fotografias, importantes fontes históricas para o trabalho do historiador.

ARQUIVO NACIONAL
  • Subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Arquivo Nacional é um órgão público brasileiro que tem como atribuições a gestão do Arquivo Central da República Federativa do Brasil. Além da gestão, o Arquivo Nacional é reponsável pela preservação e difusão de documentos produzidos pelo Estado brasileiro. O acervo do Arquivo Nacional é um dos mais diversos e ricos do país – com muitos documentos sobre eventos importantes da história do Brasil – contando, por exemplo, com quase dois milhões de fotografias, milhares de mapas, arquivos audiovisuais, filmes, caricaturas, charges, livros – sendo oito mil deles considerados raros – e documentos textuais, que empilhados dariam mais de 54 quilômetros de extensão.
BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN - BBM
  • O bibliófilo José Ephim Mindlin e sua esposa Guita reuniram durante suas vidas um grande acervo que fora doado à Universidade de São Paulo. O acervo reunido por Mindlin conta com diversos materiais sobre o Brasil, sua história e cultura – seja produzido aqui, ou que fala a respeito do Brasil – e por isso a biblioteca leva o nome “Brasiliana” no meio. O projeto de criação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin teve início em 2005 e foi inaugurada em 2013. O acervo pode ser conferido digitalmente, na biblioteca digital, contando com diversas obras literárias, iconografias, livros, manuscritos, mapas, muitas sendo obras originais.
BIBLIOTECA DIGITAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
  • A Câmara dos Deputados foi criada em 1824, após a promulgada a primeira Constituição Brasileira e sua sessão de abertura aconteceu em 1826. A Câmara dos Deputados é umas das principais e mais antigas instituições brasileiras e no site é possível encontrar publicações, boletins, diários e anais sobre os principais acontecimentos da política brasileira. A Biblioteca Digital da Câmara contém itens raros, produzidos desde a criação do Parlamento Brasileiro, com mais de 200 mil obras – dentre fotografias, textos, vídeos, manuscritos, mapas – que possuem ênfase em Administração Pública, Direito, Ciência Política, dentre outras áreas.
BIBLIOTECA DIGITAL DO SENADO FEDERAL
  • Assim como a Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, a Biblioteca Digital do Senado Federal, criada em 1826 com o nome de “Livraria do Senado”, com a intenção de auxiliar os senadores em seus trabalhos legislativos. e no ano de 1972, em parceria com o Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal, iniciando a automação do acervo, sendo lançada na Internet em 1997. Contando com um acervo rico, diverso e extenso, vale a pena conferir.
BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL DO BRASIL
  • Anterior à própria Constituição brasileira, a Biblioteca Nacional, fundada em 1810, é a maior biblioteca nacional da América Latina e uma das dez maiores do mundo. Atualmente o acervo da Biblioteca Nacional conta com aproximadamente 9 milhões de itens, tendo início após a chegada da família real e continua aumentando graças a doações. Grande parte desse acervo está disponível na Biblioteca Nacional Digital de forma gratuita e de fácil acesso, podendo os itens serem pesquisados conforme o autor, título e assunto. Dentre as principais responsabilidades da Biblioteca Nacional, podemos listar a preservação e a divulgação desses itens tão fundamentais para a cultura brasileira.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS REPOSITÓRIO DIGITAL
  • A Fundação Getúlio Vargas, fundada em 1944, atualmente é uma instituição de ensino superior, mas que havia sido criada como para preparar profissionais qualificados para a administração pública e privada no país. Sendo um dos canais digitais de pesquisa da Biblioteca Digital FGV, o Repositório Digital FGV é uma plataforma que armazena a produção acadêmica da FGV, preservando e compartilhando publicamente artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos, dentre outras produções.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *