Acervos Digitais

ACERVO AUDIOVISUAL

CINEMATECA BRASILEIRA
  • Instituição criada para preservar a produção audiovisual brasileira, a Cinemateca Brasileira, fundada em 1940, hoje desenvolve atividades de divulgação do seu acervo, que conta com mais de 250 mil rolos de filmes e cerca de um milhão de documentos sobre cinema. O seu acervo de vídeos é o maior da América Latina, e uma das maiores do mundo.
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
  • Inaugurado em 1970, fruto de um projeto de intelectuais e produtores culturais, o Museu da Imagem e do Som (MIS), abriga hoje um grande patrimônio nacional audiovisual e imagético. O MIS tem como principal objetivo salvaguardar e documentar o passado no que diz respeito às artes, imagens, sons, músicas, cinema, fotografia, dentre outras. Possuindo uma vasta programação cultural, que atende a públicos diversos, o acervo do museu conta com mais de 200 mil itens.
ZAPPIENS.BR
  • Lançado em 2010 pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.BR) em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), dentre outras instituições, o Zappiens.br é uma plataforma que agrega e disponibiliza conteúdo audiovisual, para fins educativos.

ACERVO CARTOGRÁFICO

BILIOTECA NACIONAL - CARTOGRAFIA
  • Com uma coleção de mais de 22 mil mapas – não apenas do Brasil, mas também do Império Ultramarino Português e de várias partes do mundo, o acervo cartográfico da Biblioteca Nacional ainda conta com mais de 2.500 atlas. Todo este material está disponível gratuitamente.
COLEÇÃO DE MAPAS DAVID RUMSEY
  • Fundador de uma das maiores coleções de mapas, David Rumsey é um colecionador de mapas há mais de 30 anos e hoje seu acervo conta com mais de 150 mil mapas, atlas, globos, mapas de bolso, cartas marítimas, livros de exploração, dentre outros inúmeros itens. O foco de sua coleção são mapas dos séculos XVI ao XXI de todas as regiões do mundo, mas principalmente das Américas do Norte e do Sul. Graças ao uso softwares avançados de digitalização, como o LUNA, o acervo digital conta com mais de 100 mil itens já digitalizados e disponíveis ao público.
MAPOTECA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO
  • Fundado no ano de 1838, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro é a mais antiga instituição brasileira destinada a preservação histórica-geográfica e cultural, além de fomentar a pesquisa. O acervo do IHGB é imenso e por isso é dividido em tipologias, a Mapoteca é a página na qual se encontra o acervo cartográfico, constituído principalmente por mapas relativos ao Brasil. A maior parte da coleção foi doada por Dom Pedro II.

ACERVO ICONOGRÁFICO

BIBLIOTECA NACIONAL ICONOGRAFIA
  • Anterior à própria Constituição brasileira, a Biblioteca Nacional, fundada em 1810, é a maior biblioteca nacional da América Latina e uma das dez maiores do mundo. Atualmente o acervo conta com aproximadamente 9 milhões de itens, tendo início após a chegada da família real e continua aumentando graças a doações. Dentre as suas principais responsabilidades, podemos listar a preservação e a divulgação desses itens tão fundamentais para a cultura brasileira.
BRASILIANA ICONOGRAFIA
  • O projeto Brasiliana Iconografia – fruto de instituições como a Biblioteca Nacional, a Pinacoteca de São Paulo, Instituto Itaú Cultural e o Instituto Moreira Salles – pretende reunir em um único website um grandioso acervo de fontes iconográficas – mapas, pinturas, aquarelas, impressos, gravuras, desenhos – e torná-las acessíveis ao grande público. E, como o próprio termo “Brasiliana” remete a aspectos da história e cultura brasileira, o foco do projeto são fontes, desde o século XVI até então, que nos permitem conhecer mais sobre o Brasil, e também do mundo.
MUSEU PAULISTA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ICONOGRAFIA
  • O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido também como Museu do Ipiranga, é o mais antigo museu público da cidade de São Paulo. Vinculado a USP desde 1963, o Museu Paulista possui um grande acervo e muitas obras de artes que dizem respeito à independência e, além de funcionar como museu, uma instituição cultural, é também uma importante instituição científica e educacional que, na área de História, oferece projetos de pesquisa, ensino e extensão. O acervo inconográfico do museu conta hoje com mais de 30.000 itens.

ACERVO FOTOGRÁFICO

BRASILIANA FOTOGRÁFICA
  • Fruto de uma iniciativa do Instituto Moreira Salles e da Biblioteca Nacional, o portal Brasiliana Fotográfica, fundado em 2015, é na verdade um acervo fotográfico que visa preservar digitalmente raras fotografias nacionais, de diversas épocas. O portal ainda tem como objetivo estimular reflexões acerca das fotografias e quais seriam os seus usos.