Canais no YouTube

Confira nesta publicação indicações de canais da plataforma digital de vídeos YouTube voltados ao ensino de História e das demais áreas das Ciências Sociais. Dentre os produtores de conteúdos, encontramos desde graduandos, ou recém graduados, até pesquisadores especializados. Além disso, as temáticas trabalhadas são as mais diversas, agradando a todos os gostos.

CANAIS VOLTADOS AO ENSINO DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

ANNA GICELLE GARCIA ALANIZ
  • Doutorada em História Social pela Universidade de São Paulo (1999) e com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2009), a historiadora Anna Gicelle Garcia Alaniz criou um canal no YouTube, que leva o seu nome, onde ela aborda conteúdos que geralmente não são estudados na escola. Os conteúdos dos vídeos vão desde análises de aspectos teóricos da disciplina, eventos e personagens históricos à resenha de livros.
HISTÓRIA DA DITADURA
  • Destinado aos interessados na história contemporânea do Brasil, o canal História da Ditadura tem como foco principal o estudo da Ditadura Militar, e temas relativos à geopolítica latino-americana atual e a Era Vargas também são abordados no canal. Em relação aos vídeos, estes são no formato de conversa/entrevista com historiadores e pesquisadores das Ciências Sociais especialistas em temáticas – a exemplo de gênero, música, arte, cultura, cinema e questões raciais – durante o período da Ditadura Militar.
IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
  • O canal Imaginação Sociológica é fruto de uma iniciativa dos docentes do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia da disciplina de Sociologia Najla Franco Fratari, Renato Gomes Vieira, Gustavo de Faria Lopes, José Elias Domingos Costa Marques, Rogério dos Santos Bueno Marques e Ricardo Vidal Golovaty. O canal foi criado em meio a pandemia de COVID-19 com o intuito de ofertar atividades reflexivas que acrescentem ao processo de ensino e aprendizado dos estudantes.
LEITURA OBRIGAHISTÓRIA
  • Formado pelo historiadore Icles Rodrigues, a historiadora Luanna Jalles e pela antropóloga Mariane Pisani, a proposta do canal Leitura ObrigaHistória é, levar a um público mais amplo, conteúdos acadêmicos. Os vídeos do canal se dedicam a História Pública e também às Ciências Humanas.
MATUTANDO: DIÁLOGOS FORMATIVOS
  • Outra iniciativa do Instituto Federal de Goiás de levar conhecimento aos discentes da instituição, que devido a pandemia teve que paralisar as atividades acadêmicas presenciais, o projeto Matutando: Diálogos Formativos funciona de maneira semelhante a uma entrevista, cujos convidados são especialistas na área de educação. O programa é exibido semanalmente às sextas-feiras, das 17:30 às 18:00, pela TV UFG e transmitido de maneira simultânea no canal no YouTube do IFG. O projeto conta com professores das Ciências Sociais do Instituto Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica, além de professores convidados das mais diversas universidades do país.
NERDOLOGIA
  • Criado pelo biólogo e pesquisador Atila Iamarino e, pensado inicialmente com vídeos voltados para conteúdos de Ciências, recentemente o canal Nerdologia abriu espaço para o quadro “Nerdologia História”. Apresentado pelo historiador Filipe Figueiredo, formado pela USP, no quadro Nerdologia História são analisados eventos e figuras históricas de uma maneira bem descontraída.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *