Bibliotecas Digitais Internacionais

Confira nesta publicação algumas das mais importantes bibliotecas digitais de todo o mundo, com acervos riquíssimos.

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL
  • Projetada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América e pela UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial ainda conta com a parceria de mais de 30 instituições. A Biblioteca Digital Mundial é uma plataforma eletrônica que disponibiliza tesouros culturais de todo o mundo, possuindo um acervo riquíssimo em conteúdos audiovisuais, arquitetônicos, livros, manuscritos, pinturas que podem ser pesquisadas conforme o período, lugar, tema, dentre outros. É, sem dúvidas, um dos maiores e mais diversificados acervos do mundo.
BIBLIOTECAS DIGITAIS PELO MUNDO
  • Selecionadas pela Biblioteca Nacional do Brasil, neste link você pode conferir algumas das principais bibliotecas digitais espalhadas pelo mundo.

AMÉRICA LATINA

BIBLIOTECA DIGITAL DO PATRIMÔNIO IBERO-AMERICANO
  • Promovido pela Associação das Bibliotecas Nacionais da Ibero-América (ABINIA), a Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero-americano permite o acesso aos acervos de todas as bibliotecas participantes do projeto. Atualmente participam cerca de 20 bibliotecas, de países latinos e ibéricos, o que a torna uma rica fonte de dados para ensino e pesquisa, contando com um grande acervo de itens, obras de artes, pinturas, iconografias, recursos audiovisuais, dentre outros.

AMÉRICA DO NORTE

BIBLIOTECA DO CONGRESSO - LIBRARY OF CONGRESS
  • Inaugurada em 1800, a Biblioteca do Congresso é a maior biblioteca do mundo – tanto em espaço físico, ocupando três edifícios, quanto em capacidade de armazenamento, possuindo mais de 155 milhões de itens no acervo: que conta com revistas, mapas, vídeos, aúdios, livros, manuscritos, dentre outros.
BIBILIOTECA PÚBLICA DIGITAL DA AMÉRICA - DIGITAL PUBLIC LIBRARY OF AMERICA
  • A Biblioteca Pública Digital da América, lançada em 2010 pelo Centro para Internet & Sociedade de Berkman, fruto de uma iniciativa da Universidade de Havard e outras instituições, tem como ideia reunir em uma biblioteca um conhecimento que possa ser público e gratuito.

EUROPA

BIBLIOTECA BRITÂNICA
  • Uma das maiores bibliotecas do mundo, a Biblioteca Britânica possui um acervo com cerca de 150 milhões de itens. Dentre esses itens, podemos encontrar: manuscritos, selos, livros, jornais, mapas. Em relação aos itens, lá você pode encontrar materiais de 300 a.C até cadernos com anotações de Leonardo da Vinci. Grande parte desse material está disponível de forma virtual.
BIBLIOTECA DIGITAL HISPÂNICA
  • Lançada em 2008, com os objetivos de divulgar o patrimônio cultural espanhol e promover a pesquisa, além de facilitar que o conhecimento possa ser acessado sem precisar sair de casa. A Biblioteca Digital Hispânica oferece, de forma gratuita e aberta, milhares de documentos digitalizados, do século XV até os dias atuais.
BIBLIOTECA GALLICA
  • De acesso digital e gratuito a livros, cartas, manuscritos, jornais, gravuras, a Gallica é a biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França. O acervo contém mais de três milhões de itens, das mais variadas tipologias.
BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL
  • Com o objetivo de democratizar o acesso de materiais históricos para fins pessoais, de interesse, ou para projetos culturais e científicos, a Biblioteca Nacional de Portugal disponibiliza diversas obras em domínio público. O acervo é rico em diversidade e abrange diversas temáticas.
BILIOTECA DO VATICANO - DIGIVATLIB
  • Utilizando da tecnologia International Imagem Interopelability Framework (IIIF), a Biblioteca do Vaticano torna possível disponibilizar ao público uma grande coleção de moedas, manuscritos, livros, medalhas, dentre outros. Além disso, a DigiVatLib conta com diversos outros recursos, que valem a pena serem conferidos.
EUROPEANA
  • Desenvolvida pelos países da União Européia, a Europeana é uma biblioteca virtual que possui um acervo de mais de 50 milhões de itens digitais, em domínio público. Em parceria com a Universidade de Oxford, a Europeana desenvolveu um acervo digital específico sobre a Primeira Guerra Mundial, a Europeana 1914-1918. A plataforma permite que sejam feitas pesquisas ao acervo, que podem ser feitas pelo nome do item, data, localização, dentre outros.