Revistas e Sites Acadêmicos

Confira aqui uma lista de indicacações de sites referentes a fontes de dados para a pesquisa e ensino em História.

SITES ACADÊMICOS

ACADEMIA.EDU
  • Criado em setembro de 2008, Academia.edu é uma plataforma eletrônica usada para a divulgação de artigos  e pesquias acadêmicas dos mais diversos campos do conhecimento.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH
  • Criada em 1961, a Associação Nacional dos Professores de História é uma entidade que valoriza a profissionalização do ensino e da pesquisa no campo da História. O site da ANPUH é repleto de notícias e informações sobre eventos e seminários relativos à área de História, assim como conta com publicações de revistas eletrônicas e links para o estudo e pesquisa.
GOOGLE ACADÊMICO
  • O Google Acadêmico é uma ferramenta de pesquisa do Google, que funciona como um repositório de livros, artigos científicos, teses e dissertações.

REVISTAS ELETRÔNICAS

LISTA DE REVISTAS ELETRÔNICAS - ANPUH
  • Organizada pela ANPUH, essa lista conta com os links das mais renomadas revistas eletrônicas sobre História. Ao todo, foram selecionadas mais de 30 revistas dedicadas à História e às Ciências Sociais. A seleção nos oferece uma riqueza de diversidade muito grande, tendo em vista que cada revista trabalha com uma temática em específico. Dentre algumas revistas selecionadas, podemos citar: Revista Teoria da História (UFG-GO); História Agora – Revista de História do Tempo Presente; MORPHEUS: Revista Eletrônica em Ciências Humanas; Oralidades: Revista de História Oral da USP; Revista Olhares Amazônicos, dentre outras.
REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO - IHGB
  • Em circulação desde 1839, a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro tem como objetivo a divulgação das produções do próprio Instituto, assim como as contribuições feitas por historiadores, arqueólogos, geólogos, sociólogos, dentre outros.