Vêm aí os Seminários de Estágio e de Prática como Componente Curricular

Confira a programação dos seminários do segundo semestre de 2018. Venha prestigiar as apresentações e participar das conversas e debates.

IV Seminário de Estágio: Trajetórias formativas e docência compartilhada

No dia 01 de dezembro de 2018, às 09h da manhã, no Auditório Demartin Bezerra.

Proposta da atividade: Como parte das atividades do Laboratório do Ensino de História (LEHIS – IFG),  o Seminário de Estágio, em sua  quarta edição, tem por objetivo promover uma reflexão sobre os  percursos formativos dos discentes, com intuito de mapear, dentre outros elementos,  as especificidades de cada etapa, os desafios no cotidiano da escola-campo e, principalmente, a possibilidade de transformar as experiências daí oriundas  em objetos de reflexão.

VI Seminário de Prática como Componente Curricular: formação e atuação do professor pesquisador

No dia 18 de dezembro de 2018, às 13h, no Auditório Demartin Bezerra.

Proposta da atividade: O evento, em sua sexta edição, tem como objetivo apresentar os trabalhos realizados pelos estudantes na Prática como Componente Curricular e promover debates sobre as produções.

A Prática como Componente Curricular: no curso de Licenciatura em História do IFG, a Prática se organiza frente aos seguintes eixos temáticos: a) Os cursos de Licenciatura e a formação de professores no Brasil; b) Espaços educativos, modalidades e níveis de ensino; c) Formação e trabalho docente no contexto da educação escolar e do movimento dos profissionais da educação; d) Livros didáticos e prática docente; e) Fontes históricas e a prática docente; f) As diversas linguagens na prática docente; g) Formação de professores, educação e respeito às diferenças e Educação, Formação Humana e Tecnologias. Sob diferentes perspectivas, perpassa a necessidade de articular ensino e pesquisa pelo viés da quebra da dicotomia entre teoria e prática e, desse modo, o Seminário, em sua sexta edição, tem por objetivo principal permitir a socialização dos projetos desenvolvidos ao longo do semestre.