Resultados dos Trabalhos
Segue abaixo a relação de trabalhos aceitos pela Comissão Científica.
Os autores já podem preparar seus pôsteres para a apresentação no evento de acordo com as seguintes especificações:
O Pôster deverá ser impresso em tamanho de 1,20m de altura X 90cm de largura, contendo título, identificação do(a)s autore(a)s, seguidos
das respectivas instituições; informações sobre a pesquisa ou do relato da experiência, tais como: objetivos, desenvolvimento,
resultados, considerações ou conclusões e referências (ABNT).
Usar letras com tamanho adequado que permitam visibilidade a um metro de distância.
No pôster deverá estar especificado, em local indicado no modelo, a qual eixo temático enquadra-se o trabalho.
Eixo temático |
Eixo temático |
Autor principal |
Demais autores |
|
Eixo I: Currículo e Formação/ profissionalização de professores |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Juliano Guerra Rocha |
Carlos José Morais de Freitas; Elânia Cristina Gomes Silva, Elizângela Gonçalves Moura, Vanessa Silva Oliveira Mesquita |
|
A Influência do PIBID na Formação Docente de Alunos do Curso de Licenciatura em Química do IFG Campus Itumbiara |
Jéssica Pereira Oliveira |
Raquel Aparecida Souza |
||
Descompasso Entre a Formação e Atuação de Professores da Rede Estadual de Educação de Itumbiara-GO e Região |
Vanilla de Cássia Rodrigues |
Jéssica Pereira Oliveira; Caroline Pâmela F. Drigo , Reginaldo F. Silva |
||
Estudo de caso: A “Prática como Componente Curricular” no Curso de Licenciatura em Química do IFG – Campus Itumbiara |
JORDANA AMÉRICO ZEI ANDRADE |
KARLA AMÂNCIO PINTO FIELD’S, MARLENE RIBEIRO DA SILVA GRACIANO, BLYENY HATALITA PEREIRA ALVES, NYUARA ARAÚJO DA SILVA MESQUITA |
||
GESTÃO ESCOLAR: SUPERANDO OS DESAFIOS ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO |
Anair Araújo de Freitas Silva |
Juliano Guerra Rocha |
||
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: discursos, políticas curriculares e formação |
Ana Flávia Gomes Garcia |
Sônia Ferreira de Jesús |
||
O exercício da docência: um panorama da profissão no Brasil. |
Núbia Alves Pereira Santos |
|||
Eixo II:Políticas de currículo e avaliação educacional |
Educação de Jovens e Adultos: A Experiência do Proeja no IFG – Campus Itumbiara |
Caroline Pâmella F. Drigo |
Jéssica P. Oliveira, Reginaldo F. Silva, Solange B. de Souza e Vanilla Cássia |
|
Panorama de Evasão do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara |
Yuri Alves Oliveira |
Andrea Gomes Cardoso e Simone Machado Goulart |
||
Políticas públicas de formação docente na modalidade a distância |
Raquel Aparecida Souza |
|||
Transferência Externa no Curso Técnico Integrado em Química do IFG, Campus Itumbiara |
Andrea Gomes Cardoso |
Aline SIlva Barroso, Danielle Baracho de Aquino, Fernando dos Reis de Carvalho e Mateus Almeida de Freitas |
||
Eixo III: Práticas pedagógicas e base nacional curricular |
Horta Sociológica: A experiência no IFG – Campus Itumbiara |
Manuela Alvarenga |
||
O projeto “Conhecendo o IFG” promovendo ações para o projeto “Goiás ENEM” |
Rogério Pacheco |
Yuri Alves Oliveira, Alessandra Timóteo Cardoso, Blyeny Hatalita Pereira Alves, Simone Machado Goulart |
||
Eixo temático IV |
ADEDONHA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) |
Thaynara Gabriela Barbosa Valadão |
Nora Ney Santos Barcelos |
|
Análise de experimentos sobre polímeros para o Ensino Médio |
Marcos Vinícius Souza e Silva1 |
Blyeny Hatalita Pereira Alves; Guilherme Valeriano Godoi e Thainá Dias de Oliveira |
||
Aplicação do extrato etanólico da flor do Jasmim manga (Plumeria rubra) como indicador ácido-base. |
Thiago Alves Lopes Silva |
Leandro Henrique Ribeiro Varão (PG)2, Natália Soares Prado (PG)3, Ingrid Souza Vieira da Silva (PG)4, Renato Gomes Santos(PG)5. |
||
Atividades ligadas à área da Química em comunidade quilombola do estado de Goiás para aplicação da Lei 10639/03 no ensino de Química. |
Juliana Moraes Franzão |
Guimes Filho |
||
Consumo de álcool, uma abordagem: social, cultural e química. |
Marcos Vinícius Souza e Silva1 |
Maria Cristina Souto Barros¹* (IC), Karla Amâncio Pinto |
||
Contextualização do estudo das proteínas relacionando o ensino de Química e a história afro-brasileira e africana. |
Dandara Tomaz Pereira |
Elizabete de Paula Pacheco, João Paulo Victorino Santos, Lígia Viana Andrade e Simone Machado Goulart |
||
Discussão sobre a existência de oferta de drogas lícitas e ilícitas nos arredores de uma Unidade Escolar Estadual de Goiás |
Renato Gomes Santos |
Thiago Alves Lopes Silva, Leandro Henrique Ribeiro Varão e Natan Tomaz Santos |
||
DRAMATIZAÇÃO E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE SINTESE DE PROTEINAS |
Pedro Henrique Isaias |
Nayuri Stevannie da S. Costa , Nora Ney Santos Barcelos |
||
Indicadores Naturais: possibilidades para abordagem de ácidos e bases no ensino de química |
Caroline Pâmella F. Drigo |
Reginaldo F. da Silva¹ (IC), Bárbara A. Ribeiro¹ (IC), Jéssica P. de Oliveira¹ (IC), Blyeny Hatalita P. Alves¹ (PQ) |
||
PRODUÇÃO ARTESANAL DO POLVILHO DE MANDIOCA, UM CONTEXTO PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
Roberta Correia Neto Nunes |
Cárita Hoanefer Silva, Karla Amâncio Pinto Field’s |
||
Reflexão sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas nas dependências internas de uma Unidade Escolar Estadual de Goiás |
Renato Gomes Santos |
Leandro Henrique Ribeiro Varão, Natan Tomaz Santos |
||
Açúcar: Contexto Histórico, Cultural, Produção Industrial e Experimentação. |
Reginaldo F. da Silva |
Sandro Henrique S. Silva, Jaline S. B.S. Rocha, Caroline Pâmella F. Drigo, Karla Amâncio P. Field’s |
||
Materiais didáticos digitais no ensino de química |
Eliana Rodrigues da Cunha Alves1 |
Marlene Ribeiro S. Graciano, Karla Amâncio Pinto Field´s |
||
O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
Nathália Júlio Silveira |
Amanda Láis Nunes Miranda, Giselle Carvalho Bernardes e Denise Medeiros Faria |
||
Pilha de Daniell de refrigerante como ferramenta didática para o ensino de Eletroquímica |
Leandro Henrique Ribeiro Varão |
Thiago Alves Lopes Silva, Marlúcia Pereira Santana, Renato Gomes Santos |
||
Produção de “Maria-louca” como ferramenta para o ensino de separação de misturas |
Leandro Henrique Ribeiro Varão |
Thiago Alves Lopes Silva, Renato Gomes Santos |
||
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA QUANTO A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
ROGÉRIO PACHECO RODRIGUES |
Waldiclécio Ribeiro Farias, Lauriana Da Silva Barreto Chaves, Marlene Ribeiro Da Silva Graciano |
||
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA |
Lucas Miranda Vieira |
Rogério Pacheco Rodrigues, Anne Kamille Silva, Jéssica Lourraine Garcia Eugênio, Karla Amâncio Pinto Field’s |
||
Uso de atividades lúdicas para revisão de hidrocarbonetos e funções oxigenadas para a 3ª série do Ensino Médio no Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos |
Sandra Cristina Marquez |
Gabriela Resende Laranjo, Guilherme Martins Leão, Lidiane Wiesner, Raphael Benjamim Rodrigues |
||
A aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 no processo ensino-aprendizagem de uma escola pública de Itumbiara-GO |
Camila Faria Silva |
Jéssica Campos Silva , Maria Cristina Souto Barros |
||
O Projeto Político Pedagógico como Perspectiva na Construção de uma Gestão Democrática na Escola Pública |
Kacia Neto de Oliveira Fonseca |
Roberta Correia Neto Nunes |
||
REPRODUTIVIDADE DE JOGOS DE QUIMICA PROPOSTOS EM DOIS ARTIGOS DE RELATO DE EXPERIENCIA |
Sandra Cristina Marquez |
Gabriela Resende Laranjo, Guilherme Martins Leão, Lidiane Wiesner, Raphael Benjamim Rodrigues |