Apresentação

O Laboratório de Ensino de História (LEHIS) é uma instância da Coordenação de Ciências Humanas e Filosofia que congrega diretamente todos os envolvidos na Licenciatura em História e, indiretamente, todos os que atuam na área das Humanidades. O LEHIS trabalhará em parceria com os professores, partilhando saberes, construindo, a partir das experiências e pesquisas, novos conhecimentos que propõem reflexão e mudanças na prática cotidiana educacional.

Um laboratório é um lugar onde, a partir de procedimentos científicos, se trabalha com um objetivo prévio definido para produzir resultados que podem ser materiais (objetos, coisas, artefatos) ou imateriais (ideias, fórmulas, esquemas). Em se tratando de um laboratório de ensino de história dentro da estrutura de um curso de licenciatura, sua existência incorpora outros elementos importantes, além dos já mencionados. Ele deverá produzir, também, materiais didáticos, paradidáticos, que contribuirão para o aprimoramento técnico do exercício docente, no sentido de torná-lo mais significativo para os envolvidos.

Aprimoramento técnico, a técnica, historicamente, confunde-se com a arte, apesar de não sê-la. Ao longo do tempo, por causa da ação transformadora do homem e das várias formas que a cultura tem assumido, arte e técnica foram se separando, o que não quer dizer se excluindo mutuamente. Os vários sentidos que a palavra razão assumiu (instrumental, crítica, funcional, transgressora) tem contribuído para que esta separação se torne em muitos casos, um fosso. O LEHIS visa contribuir para superar esse fosso, proporcionando ou assumindo projetos e procedimentos que visam a integralidade entre aprimoramento técnico e o fazer artístico. Significa dizer que seus procedimentos não excluirão a criatividade, a busca pela originalidade, como fatores importantes para o aprimoramento técnico. A ideia é contribuir para superar a reprodutibilidade, que se restringe a “fazer mais do mesmo”. A técnica surge de sua relação com o meio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente submetida à continuidade pública. A perspectiva no LEHIS é que os indivíduos desenvolvam e aprendam técnicas e as façam progredir, com trabalho e imaginação, criando algo que possam concretizar na realidade educacional, seu lugar de atuação.

A criação do LEHIS busca também superar um grave prejuízo que se estabeleceu ao longo do tempo na Didática da História e nas demais disciplinas escolares. Temos um longo histórico que relata o apartamento radical entre os processos de produção e transmissão de conhecimento histórico. Observamos que as reflexões sobre a constituição do pensamento histórico, no contexto de sua aprendizagem, estiveram relegadas pelos próprios sujeitos constituintes da Ciência Histórica. Mesmo que, desde a Antiguidade e até meados do século XVIII, os primeiros indivíduos interessados em registrar o passado, o fizeram preocupados com as formas e justificativas de transmissão desse saber, percebe-se que a Didática da História foi defenestrada de seu próprio lugar de origem e, consequentemente, alocada em outros campos de saber, como por exemplo, a pedagogia, que não estão organicamente vinculados aos debates da constituição e desenvolvimento da própria disciplina História.

Sendo assim, acreditamos que o LEHIS possa ser uma rica oportunidade de produzir dados sobre os usos que a História assume dentro e fora do ambiente escolar. Tendo em vista que, para fundamentar uma técnica capaz de produzir bons resultados, devemos ter o cuidado e o interesse em investigar os meandros pelos quais os indivíduos acessam o passado, como o interpretam e de que modo manifestam sua própria reflexão a respeito de tais experiências consumadas e potencialmente capazes de fornecer sentido de orientação para a vida. Para tanto, necessitamos da organização de pesquisas comprometidas em produzir uma reflexão sistemática sobre esses indivíduos que, dentro e fora do ambiente da escola, se relacionam com a História. Paralelamente, devemos entender como tais elementos tem potencial para reorientar as preocupações e diretrizes dos discentes que, com o passar do tempo, podem assumir papel fundamental na transmissão de conhecimento histórico no exercício docente.

 

*Este texto de apresentação do Laboratório foi retirado do Projeto Político do Curso de Licenciatura em História.