Justificativa

O Laboratório de Ensino de História busca congregar ações que permitam uma maior reflexão sobre a História e ensino de História. Para isso agrega todas as atividades que no Curso estão direta ou indiretamente ligadas a essa área de conhecimento, tais como: o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência – PIBID; Projetos sobre ensino de História dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC; a Prática como Componente Curricular; o Estágio Supervisionado e as disciplinas que na matriz curricular estão relacionadas ao ensino da História.

Como espaço de reflexão desenvolve projetos na área do Ensino, Pesquisa e Extensão e busca atender tanto aos licenciandos vinculados ao Curso quanto aos profissionais que já atuam na área no Ensino Fundamental e Médio, em diferentes modalidades de Ensino, como a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional.

O diálogo continuado sobre as experiências de ensino de História entre licenciandos e professores já em exercício na profissão tem como objetivo o compartilhamento de experiências e o aprofundamento do debate sobre a prática do ensino da História, bem como a superação da dicotomia entre teoria e prática no que diz respeito ao conhecimento histórico e o fazer do professor.