Linhas de Pesquisa

O Grupo de Estudos está estruturado em três linhas de pesquisa fundamentais: posicionamento geodésico e topográfico, sistema de informações geográficas e análise espacial e sensoriamento remoto e processamento digital de imagens.


Posicionamento Geodésico e Topográfico (PG e T)


A linha de pesquisa Posicionamento Geodésico e Topográfico abrange os métodos de posicionamento utilizados em Geodésia e Topografia, sejam eles baseados em satélites artificiais pelo GNSS (Global Navigation Satellite System) ou clássicos, envolvendo medidas de ângulos, distâncias e direções. São abordadas aplicações, a avaliação da qualidade e a integração dos métodos de posicionamento. A proposição e o estudo de modelos e algoritmos para a atenuação de erros ou a representação de superfícies será foco desta linha de pesquisa. Além disso, serão tratados aspectos relacionados à definição e realização de referenciais geodésicos bem como as transformações entre eles e o georreferenciamento.

Participam dessa linha de pesquisa os seguintes pesquisadores: Fábio Campos Macedo, Halan Faria Lima, João Batista Ramos Côrtes, João Paulo Magna Júnior, Max Well de Oliveira Rabelo e Nilton Ricetti Xavier de Nazareno

 


Sistemas de Informação Geográfica e Análise Espacial (SIG e AE)


A linha de pesquisa Sistema de Informação Geográfica e Análise Espacial abrange ferramentas e técnicas para armazenamento, análise e manipulação de dados geográficos para descrição de um fenômeno natural, a interpretação de relações espaciais, a otimização na recuperação de informações e nas tomadas de decisão. Abrange a espacialização, em ambiente computacional, de informações cartográficas e descritivas, juntamente com o cruzamento dessas informações, derivação de dados e análises acerca de adequabilidade, susceptibilidade, realização de inferências e análise de qualidade. Desenvolve estudos de tecnologias e modelos, bem como o fornecimento de informações para um gerenciamento detalhado do sistema de produção agrícola por meio de agricultura de precisão.

Participam dessa linha de pesquisa os seguintes pesquisadores: Édipo Henrique Cremon, Fábio Campos Macedo, João Paulo Magna Júnior, Marina Alberti Macedo, Max Well de Oliveira Rabelo e Nilton Ricetti Xavier de Nazareno.


Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens (SR e PDI)


A linha de pesquisa Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens trata do desenvolvimento e utilização de modelos, algoritmos e técnicas especiais para o processamento de imagens aéreas e orbitais, obtidas a partir de aeronaves, veículos aéreos não tripulados (VANT) e satélites artificiais. Aborda o uso de imagens para interpretação de alvos na superfície física, mapeamento e gerenciamento ambiental. Trata também da pesquisa de comportamento espectral de alvos em laboratório, análise em campo das propriedades dos elementos de cena que compõem uma imagem oriunda de satélites de sensoriamento remoto e estudo avançado de sensores (caracterização e utilização).

Participam dessa linha de pesquisa os seguintes pesquisadores: Édipo Henrique Cremon, Giovanni de Araujo Boggione, João Batista Ramos Côrtes e Marina Alberti Macedo.