jul 26

Índice de vegetação ou índice vegetativo?

Pra quem trabalha com Sensoriamento Remoto, não é raro nos depararmos com o termo “índice de vegetação” ou ainda “índice vegetativo”.


Mas afinal de contas, qual termo é mais apropriado?


De acordo com o Prof. Flavio Ponzoni (INPE), um dos autores do livro Sensoriamento Remoto da Vegetação, o termo “vegetativo” tem a ver com crescimento, por exemplo, demógrafos referem-se a índice vegetativo quando querem dizer algo sobre o crescimento da população. O Prof. Everton Hafemann Fragal (UEM) reforça que o termo “vegetativo” também pode estar relacionado ao crescimento/desenvolvimento da cobertura vegetal. A terminologia “índice de vegetação” é mais utilizada, porque com base em diferentes índices é possível analisar a condição da vegetação (verde, senescência ou com doenças), sua estrutura (densidade do dossel e área foliar), além do desenvolvimento da vegetação (ciclo intra-anual para culturas agrícolas ou interanual para florestas). Dessa forma, entende-se que o índice vegetativo se restringe a análise do desenvolvimento da vegetação, enquanto índice de vegetação é mais abrangente. Além disso, considerando a língua portuguesa é mais  agradável e explicativo índice de vegetação do que índice vegetativo.


O Prof. Giovanni Boggione (IFG), membro do Grupo de Estudos em Geomática, ainda acrescenta que em inglês o termo é referenciado como “vegetaion index” e que a tradução mais adequada é índice de vegetação, já que não é dito “vegetative index” pra traduzir para índice vegetativo.

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.