- Teorias da lírica e crítica literária de poesia
Ementa: Questões de gênero: lírica e poesia. Estudos das principais teorias da lírica a partir da modernidade literária. Problematização das correntes críticas da lírica. Proposição de abordagens teórico-críticas da lírica. Lírica e sociedade. Circulação e recepção da lírica. Investigação dos fundamentos da lírica: autoria, sujeito/subjetividade, voz, linguagem, imagem, ritmo, verso e suas derruições. Tensão entre poesia e prosa. Estudos das principais abordagens críticas de poesia. Crítica literária de poesia e ensino de poesia. Leituras analíticas de poesia. Estudos comparativos entre obras poéticas e autores. Problematização da recepção crítica da poesia.
- Ensino de poesia e pedagogia do poema
Ementa: Reflexões teóricas sobre a formação de leitores e mediadores de leitura de poesia. Investigação da prática docente de ensino de poesia. Função da poesia no contexto atual. Problematização da poesia na sala de aula. Definição de poesia e poema. Modos de ler, compreender, analisar e interpretar o poema. Escrita criativa e vocalização como componentes da pedagogia do poema. Descrição de práticas de leitura do poema na sala de aula. Proposição de metodologia de ensino de poesia.
- Sociologia e historiografia da obra poética
Ementa: Reflexões sobre a dimensão sócio-histórica da criação, da circulação e/ou da recepção de poesia. A historicidade da poesia. A poesia no contexto político-cultural de uma época e/ou de um local. Função social da poesia.