Oficinas e Minicurso

Serão ofertados duas oficinas e três minicursos realizados concomitantemente, com 30 vagas reservadas para cada um deles. Ao efetuar a inscrição o participante já deverá escolher qual atividade participará. Em caso de as vagas estarem excedidas, o participante receberá um e-mail solicitando uma nova inscrição em outra atividade.
Só receberá certificado de participação quem obtiver 100% de frequência no minicurso ou oficina, comprovado através da assinatura nas listas de presença.

Oficina 1:
Sala: S504

A incorporação de controvérsias sociocientíficas em atividades de ensino de Ciências:

Palestrante : Prof. Msc. Kátia Dias Ferreira Ribeiro (UFMT)

Resumo: A abordagem de controvérsias sociocientíficas, aqui denominadas Questões Sociocientíficas (QSC), em sala de aula é entendida como auxiliadora para se desenvolver o ensino/a educação em ciências que coaduna com as necessidades e desafios da sociedade atual. Admite-se que as QSC abrangem controvérsias sobre assuntos sociais, especialmente apresentados pela mídia, que estão relacionados com conhecimentos científicos, oferecendo possibilidades formativas interessantes, inclusive a formação cidadã e a estabelecimento de um processo ensino-aprendizagem de ciências com característica interdisciplinar e contextualizado. Nessa oficina será abordado sobre a utilização de QSC no ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Inicia-se com uma explanação teórica sobre ensino de Ciências e QSC e posteriormente os participantes serão conduzidos ao entendimento de possibilidades de construção e elaboração de intervenções pedagógicas com QSC, bem como à reflexão sobre as limitações.

Oficina 2:
Sala: T402

FRACTAIS: (RE)PENSANDO A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Palestrante : Dr. Benerval Pinheiro Santos (FACED/UFU)

Resumo: A educação e um campo de pesquisa e atuação em constante transformação. Frente a isso, os tópicos abordados na oficina vão ao encontro do tema do evento na medida em que procuram desencadear um ambiente fecundo à compreensão de novos processos educacionais. Assim, pretende-se apresentar a historicidade da Geometria Fractal e da Teoria da Complexidade; levar os/as participantes a repensar práticas docentes e compreensões acerca da avaliação educacional. Os conteúdos trabalhados nesta atividade serão Frações; Geometria Fractal; Teoria da Complexidade e Avaliação Educacional.

Minicurso 1:
Sala: S506

As contribuições da teoria Sócio-Histórica para o ensino de Ciências

Palestrante :
Profª. Ms.Ádria Assunção Santos de Paula (IFG – Câmpus Goiânia Oeste)
Prof. Ghesley Jorge Xavier Paula (IFG – Câmpus Itumbiara)

Resumo: A Psicologia Sócio-Histórica se configura como importante arcabouço teórico para a compreensão dos fenômenos psicológicos que constituem o processo ensino-aprendizagem, da relação deste com o desenvolvimento humano, possibilitando ao professor compreender a importância de sua função como mediador privilegiado, e da Escola como um importante espaço de aprendizagem e desenvolvimento global do sujeito. Para o desenvolvimento desta atividade faremos uma exposição teórica sobre a Psicologia Sócio-Histórica em seguida um diálogo sobre a experiência docente entre os participantes e finalizaremos com atividade prática relacionada ao tema do minicurso.

Minicurso 2:
Sala: S502

O Currículo e o Ensino de Química da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Palestrante : Msc. João Paulo Victorino dos Santos (IFG – Câmpus Itumbiara)

Resumo do Minicurso:  De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE) (BRASIL, 2006), a EJA destina-se a assegurar gratuitamente aos jovens e adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA apontam que a EJA considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio. A função do ensino de Química é desenvolver a capacidade de tomada de decisão dos educandos, o que implica a necessidade de vinculação do conteúdo trabalhado com o contexto social em que o aluno está inserido. Este curso tem como foco discutir o Currículo de Química praticado na EJA e mostrar propostas de trabalhos que tenham abordagem dos conteúdos com foco no cotidiano do aluno para melhorar ou modificar o ensino atual da EJA.

Minicurso 3:
Sala: S503

Desvendando as sensações: uma proposta para aulas de química no Ensino Médio

Palestrante : Msc. Sandra Cristina Marquez  (IFGoiano – Câmpus Morrinhos)

Resumo do Minicurso: Este minicurso tem por objetivo apresentar e discutir a relação entre a Química e algumas sensações experimentadas pelo ser humano como tema para aulas de Química no Ensino Médio. O ser humano experimenta sensações desde o seu nascimento, mas desconhece que essas se relacionam diretamente com a produção de substâncias químicas. Então pode-se utilizar esse tema para despertar a atenção e curiosidade dos alunos do ensino médio, para as aulas de Química. Assim, no presente minicurso, serão apresentadas sugestões de abordagens desse tema em aulas de Química.