Home

Sejam bem-vindos ao site do projeto Astrobiologia como um tema motivador interdisciplinar!
O site é resultado da pesquisa de PIBIC realizada por Geovana Miranda, sob orientação de Daniel Ordine, e tem o objetivo de apresentar sugestões para que professores possam inserir tópicos de astrobiologia como motivadores aos conteúdos disciplinares. O nosso foco foi o curso de biotecnologia do IFG câmpus Formosa, mas as sugestões aqui podem ser naturalmente expandidas para outros cursos e níveis.

Então vamos começar? Primeiro, você já sabe o que é a Astrobiologia? Recomendamos, para um primeiro contato com o tema, os vídeos que também foram produzidos durante o projeto.

Se você já tem uma ideia do que é, a próxima pergunta naturalmente pode ser “Por que queremos incluir esse tema no Ensino Médio?

“Me convenceram. Onde entro?”

Em nossa pesquisa de PIBIC-EM buscamos elaborar para você, amiga professora ou professor, ideias e sugestões para incluir subtemas relacionados à Astrobiologia em suas disciplinas. Talvez você tenha inclusive nos ajudado nessa elaboração (e agradecemos novamente!). E você pode continuar ajudando! Se tiver alguma outra ideia, mande um email para daniel.ordine@ifg.edu.br para enriquecer essa lista!

As propostas apresentadas aqui visam uma abordagem multidisciplinar, isto é, um único tema é abordado separadamente usando os conhecimentos técnicos de cada disciplina. Encorajamos, porém, para enriquecer a experiência, montar grupos interdisciplinares para trabalhar algum projeto relacionado ao tema. Que tal juntar professores de física, química, biologia e geografia para trabalhar com seus alunos projetos de terraformação de Marte ou algum outro planeta extrassolar? Ou quem sabe juntar professores de sociologia, filosofia e história para um exercício sobre o que aconteceria se em algum momento da história humana tivéssemos sido visitados por uma espécie alienígena inteligente? Ou quem sabe ainda juntar filosofia com biologia para discutir as implicações éticas de explorar ou experimentar com seres vivos que encontrarmos em outros planetas? Aqui a imaginação não tem limites. Fez alguma experiência nesse sentido que funcionou? Conte pra gente aqui!