Por que incluir o tema no Ensino Médio?

O tema Astrobiologia pode estimular estudantes a levantar grandes questões, além de questões pragmáticas ou técnicas, que muitas vezes nosso ensino prioriza. Estimula a curiosidade, o maravilhamento com o Universo, o deslumbramento com o desconhecido. Mostra que o conhecimento humano está longe de estar fechado, que ainda há grandes mistérios a serem conhecidos, e muitos desses mistérios dizem respeito à nossa própria existência: como a vida surgiu? Será que existe vida em outros lugares? E vida inteligente? Será que somos únicos? Seremos capazes de viver em outros planetas, como nos filmes de ficção científica? Achamos pouco provável que alguém não se interesse, mesmo que um pouquinho só, por conhecer respostas a algumas dessas perguntas.

Muitos professores e estudantes se queixam da falta de propósito em muitos conteúdos nas disciplinas escolares (às vezes da disciplina como um todo). Talvez você seja um desses. De não ver conexão do que estão estudando ou ensinando com algo significante. Utilizar a astrobiologia como tema gerador pode trazer significado, uma vez que cada novo conhecimento científico ou visão pode ser usado para chegar mais próximo às questões levantadas pela astrobiologia.

Talvez, num primeiro momento, algum conhecimento técnico que esteja sendo estudado só faça sentido dentro de uma prática muito específica de laboratório, que pouquíssimos alunos vão precisar resgatar. No entanto, entender como nosso conhecimento técnico permite expandir o nosso entendimento a respeito do Universo e de grandes questões, como as perguntas trazidas pela astrobiologia.