DANTAS, T. R. et al. Paulo Freire em diálogo com a educação de jovens e adultos.Bahia: Ed. EDUFBA, 2020. 212 p.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral?. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.2013.
PACHECO, Eliezer. FIORUCCI, Rodolfo. 15 Anos Dos Institutos Federais História, Política E Desafios. 1. ed. Foz do Iguaçu, PR: ITAI, 2023. 224p.
PACHECO, Eliezer. FIORUCCI, Rodolfo. Desvendando Os Institutos Federais: Identidade E Objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 4-22, 2020. DOI: 10.36524/profept.v4i1.575.
PACHECO, Eliezer. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. 67p. Natal: IFRN, 2015. ISBN 978-85-8333-146-9.
Ramos, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. 1ª ed. Coleção formação pedagógica; v.5. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. ISBN 978-85-8299-031-5.
KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008. 294 p.
KLEIMAN, Angela. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever?. 2005.
MAYRINK-SABINSON, M. L. T.; GERALDI, J. W. Kato, Mary A. (1986) No mundo da escrita – uma perspectiva psicolingüística. São Paulo, Ática. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 3, n. 1, 2019.
SOARES, Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: letramento na cibercultura.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 1998
VALENTE, J. A. Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital? Novos desafios da educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, volume 16, número 43, p.(147 – 168), fevereiro de 2019.
DISESSA, Andrea. Changing Minds: Computers, Learning, and Literacy. Primeira edição. Londres, Inglaterra: MIT Press, 18 de abril de 2000. 293p.
CARBO, Tony. Conceptual Relationship of Information Literacy and Media Literacy: Consideration within the broader Mediacy and Metaliteracy. França: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), 2013. p.(92 – 99).
ROYAL SOCIETY. Shut down or restart? The way forward for computing in UK schools. Londres: Royal Society, 2012.