Estrutura das atividades - Celular, tablet ou similares, sistemas,
e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos
Nesta seção, apresenta-se uma estrutura que serve de base para a elaboração de atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados ao celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos. Ressalta-se que esse processo tem início com a análise das respostas ao questionário diagnóstico apresentado na Seção 1. Com base nessa análise, as atividades são planejadas segundo a estrutura previamente proposta. A figura a seguir apresenta o fluxo lógico das etapas para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados ao celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos.

Essa estrutura representa as conexões entre os elementos materiais 一 Celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos 一 articulando as estratégias de letramento computacional com as práticas cotidianas dos estudantes do Proeja. A partir dela, é possível desenvolver práticas pedagógicas significativas e contextualizadas, que promovam tanto a integração das estratégias quanto o preenchimento de lacunas em habilidades básicas essenciais.
Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao Celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas -, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.
A figura a seguir apresenta a atividade-exemplo mencionada.

Na próxima seção, é apresentada uma estrutura desenvolvida para servir de base na elaboração de atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados ao pensamento computacional.
É importante ressaltar que a elaboração das atividades tem início com a análise das das respostas ao questionário diagnóstico. A partir disso, as atividades são elaboradas com base na estrutura-base proposta.
Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao pensamento computacional, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas -, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.