Estrutura das atividades - Computador de mesa (desktop), teclado e o básico dos aplicativos computacionais (planilhas e editores de texto)
Nesta seção, apresenta-se uma estrutura que serve de base para a elaboração de atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados ao computador de mesa (desktop), teclado e o básico dos aplicativos computacionais (planilhas e editores de texto). Ressalta-se que esse processo tem início com a análise das respostas ao questionário diagnóstico apresentado na Seção 1. Com base nessa análise, as atividades são planejadas segundo a estrutura previamente proposta. A figura a seguir apresenta o fluxo lógico das etapas para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados ao computador de mesa (desktop), teclado e o básico dos aplicativos computacionais (planilhas e editores de texto).

Essa estrutura representa as conexões entre os elementos materiais 一 computador desktop, teclado, editores de texto e planilhas 一 articulando as estratégias de letramento computacional com as práticas cotidianas dos estudantes. Com base nela, podem ser elaboradas práticas pedagógicas relevantes e alinhadas ao contexto do Proeja, que favoreçam tanto a aplicação das estratégias quanto o desenvolvimento de competências básicas ainda não consolidadas.
Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao computador desktop, teclado, editores de texto e planilhas, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas -, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.
A figura a seguir apresenta a atividade-exemplo mencionada.

Na próxima seção, é apresentada uma estrutura desenvolvida para servir de base na elaboração de atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados ao celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos.
É importante ressaltar que a elaboração das atividades tem início com a análise das das respostas ao questionário diagnóstico. A partir disso, as atividades são elaboradas com base na estrutura-base proposta.
Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas -, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.