4 de maio de 2025

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SUBSÍDIOS PARA A INTEGRAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO COMPUTACIONAL ÀS DISCIPLINAS DE INFORMÁTICA DO PROEJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autor

Marcos Paulo Pereira da Costa

Técnico em Tecnologia da Informação e Professor Substituto de Ciência da Computação do IFG, campus Águas Lindas.

Orientadora

foto professora
Juliana Rocha de Faria Silva

Professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFB, campus Planaltina.

Apoio

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO

Estratégias de Letramento Computacional

Mapa das seções

Seção 1

Questionário de diagnóstico

Nesta seção, apresenta-se um questionário de diagnóstico com o objetivo de mapear o perfil dos estudantes, composto por questões organizadas e relacionadas aos seguintes conteúdos:

(1) Internet e sites;

(2) Computador de mesa (desktop), teclado e o básico dos aplicativos computacionais (planilhas e editores de texto);

(3) Celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail,  impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, facebook, whatsapp), youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos;

(4) Pensamento computacional e seus pilares (Decomposição, Identificação de padrões, Abstração e Algoritmo);

(5) Jogos digitais; e 

(6) Robótica.

Essas questões são fundamentais para compreender o perfil dos estudantes, identificando, a partir de suas respostas, padrões ou diferenças de comportamento, opinião ou experiência. Nesse sentido, as diferentes respostas podem revelar necessidades distintas, experiências sociais variadas ou barreiras específicas.

Seção 2

Internet e Sites

Nesta seção, apresenta-se uma estrutura que serve de base para a elaboração de atividades voltadas ao ensino de conteúdos relacionados à Internet e ao uso de sites.

Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados a Internet e aos sites, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no Curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.

Seção 3

Computador (desktop), teclado, editores de texto e planilhas

Nesta seção, apresenta-se uma estrutura desenvolvida para servir de base na elaboração de atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados ao computador de mesa (desktop), teclado, editores de texto e planilhas

Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao computador de mesa (desktop), teclado, editores de texto e planilhas, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no Curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.

Seção 4

Celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos

Nesta seção, apresenta-se uma estrutura desenvolvida para servir de base na elaboração de atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados ao ao celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail,  impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos

Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail,  impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no Curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.

Seção 5

Pensamento Computacional

Nesta seção, apresenta-se uma estrutura desenvolvida para servir de base na elaboração de atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados ao pensamento computacional

Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao pensamento computacional, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no Curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.

Seção 6

Perguntas Frequentes

Nesta seção, apresentam-se perguntas frequentes que visam contribuir para a compreensão do leitores, especialmente os professores das disciplinas de Informática oferecidas aos estudantes do Proeja nos Institutos Federais.

Seção 7

Sugestões de Leitura

Nesta seção, são apresentadas sugestões de leitura com referências teóricas, utilizadas no desenvolvimento da dissertação de mestrado intitulada “Letramento Computacional e Informática: o caso do Proeja Técnico em Enfermagem Integrado ao Ensino Médio do IFG – Campus Águas Lindas”, bem como na concepção deste produto educacional.