SUBSÍDIOS PARA A INTEGRAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO COMPUTACIONAL ÀS DISCIPLINAS DE INFORMÁTICA DO PROEJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS
Autor

Técnico em Tecnologia da Informação e Professor Substituto de Ciência da Computação do IFG, campus Águas Lindas.
Orientadora

Professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFB, campus Planaltina.
Apoio

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO

Estratégias de Letramento Computacional











Mapa das seções

Seção 1
Questionário de diagnóstico
Nesta seção, apresenta-se um questionário de diagnóstico com o objetivo de mapear o perfil dos estudantes, composto por questões organizadas e relacionadas aos seguintes conteúdos:
(1) Internet e sites;
(2) Computador de mesa (desktop), teclado e o básico dos aplicativos computacionais (planilhas e editores de texto);
(3) Celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, facebook, whatsapp), youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos;
(4) Pensamento computacional e seus pilares (Decomposição, Identificação de padrões, Abstração e Algoritmo);
(5) Jogos digitais; e
(6) Robótica.
Essas questões são fundamentais para compreender o perfil dos estudantes, identificando, a partir de suas respostas, padrões ou diferenças de comportamento, opinião ou experiência. Nesse sentido, as diferentes respostas podem revelar necessidades distintas, experiências sociais variadas ou barreiras específicas.
Seção 2
Internet e Sites
Nesta seção, apresenta-se uma estrutura que serve de base para a elaboração de atividades voltadas ao ensino de conteúdos relacionados à Internet e ao uso de sites.
Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados a Internet e aos sites, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no Curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.
Seção 3
Computador (desktop), teclado, editores de texto e planilhas
Nesta seção, apresenta-se uma estrutura desenvolvida para servir de base na elaboração de atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados ao computador de mesa (desktop), teclado, editores de texto e planilhas.
Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao computador de mesa (desktop), teclado, editores de texto e planilhas, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no Curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.
Seção 4
Celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos
Nesta seção, apresenta-se uma estrutura desenvolvida para servir de base na elaboração de atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados ao ao celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos.
Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao celular, tablet ou similares, sistemas, e-mail, impressoras, aplicativos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Youtube, chamada de vídeo e voz, além de áudios e vídeos, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no Curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.
Seção 5
Pensamento Computacional
Nesta seção, apresenta-se uma estrutura desenvolvida para servir de base na elaboração de atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados ao pensamento computacional.
Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao pensamento computacional, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no Curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II.
Seção 6
Perguntas Frequentes
Nesta seção, apresentam-se perguntas frequentes que visam contribuir para a compreensão do leitores, especialmente os professores das disciplinas de Informática oferecidas aos estudantes do Proeja nos Institutos Federais.
Seção 7
Sugestões de Leitura
Nesta seção, são apresentadas sugestões de leitura com referências teóricas, utilizadas no desenvolvimento da dissertação de mestrado intitulada “Letramento Computacional e Informática: o caso do Proeja Técnico em Enfermagem Integrado ao Ensino Médio do IFG – Campus Águas Lindas”, bem como na concepção deste produto educacional.