5 de maio de 2025

Seção 5

Estrutura das atividades - Pensamento Computacional

O conceito de pensamento computacional é definido como o processo de reconhecer aspectos computacionais no mundo ao nosso redor, bem como aplicar ferramentas e técnicas da ciência da computação para compreender, refletir e atuar sobre sistemas naturais, artificiais e seus respectivos processos (Royal Society, 2012). Nesse sentido, desenvolver o pensamento computacional com os estudantes do Proeja significa aprofundar o conhecimento e formar pensadores críticos, capazes de refletir diante das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), uma vez que esse processo envolve compreender princípios que orientam seu funcionamento.

Nesta seção, apresenta-se uma estrutura que serve de base para a elaboração de atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados ao pensamento computacional. Ressalta-se que esse processo tem início com a análise das respostas ao questionário diagnóstico apresentado na Seção 1. Com base nessa análise, as atividades são planejadas segundo a estrutura previamente proposta. A figura a seguir apresenta o fluxo lógico das etapas para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados ao pensamento computacional.

Essa estrutura representa as conexões entre os elementos mentais ou cognitivos 一 Pensamento Computacional 一 articulando as estratégias de letramento computacional com as práticas cotidianas dos estudantes do Proeja. A partir dela, é possível desenvolver práticas pedagógicas significativas e contextualizadas, que promovam tanto a integração das estratégias quanto o preenchimento de lacunas em habilidades básicas essenciais.

Para facilitar o entendimento, foi criada uma atividade-exemplo para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao Pensamento Computacional, considerando os dados dos estudantes do Proeja coletados durante a pesquisa realizada no curso Técnico em Enfermagem do IFG – campus Águas Lindas -, especificamente durante as aulas da disciplina de Informática Básica II. 

A figura a seguir apresenta a atividade-exemplo mencionada.