Pesquisaoras e Pesquisadores

WhatsApp Image 2023-09-13 at 14.44.58

Artista da cena, dançarina, pesquisadora do movimento e de manifestações culturais expressivas do Brasil. Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, pós-graduada em Dança: Práticas e pensamentos do corpo, pela Faculdade Angel Vianna, Mestre em Arte pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília UNB, na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas PPGCEN/ UnB, sob orientação do professor dr. Jorge das Graças Veloso. É integrante do Grupo de Pesquisa em Etnocenologia (AFETO/UnB) e do Núcleo de Pesquisa e Investigações Cênicas Coletivo 22 (NUPICC/UFG). É docente do Instituto Federal de Goiás IFG, campus Aparecida de Goiânia, onde ministra aulas no curso de Licenciatura em Dança, integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE), orienta pesquisas de TCC e iniciação científica, além de atuar na componente Arte no Ensino Médio, modalidade EJA. No IFG, também integra o Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização e Comunidades (InComun/IFG) e o Núcleo de Pesquisa em Sociedade, Educação e Cultura (NUSEC/IFG). Se interessa por processos de descolonização da formação em dança e por abordagens somáticas de educação do movimento, sendo instrutora certificada em Flymoon e na metodologia Instabilidade Poética. Desenvolve pesquisas sobre danças tradicionais brasileiras em interface com a produção de teatro físico e dança contemporânea, com ênfase em processos criativos, percursos formativos, decolonialidade e Etnocenologia. De 2004 a 2015 foi atriz-dançarina integrante do Grupo Peleja, atuado em espetáculos e desenvolvendo pesquisas sobre a dança de frevo e a brincadeira de cavalo marinho, tradição da Zona da Mata Norte de Pernambuco.

 

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui as seguintes especializações; Especialista em História e Cultura Africana e Afro-americana pela Universidade Estadual de Goiás, em História Regional pela Pontifica Universidade Católica de Goiás, em Gestão Escolar pela Universidade Gama Filho do Estado do Rio de Janeiro, em Gestão e Implementação de Cursos a Distancia pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Tem graduação em História pela Pontifica Universidade Católica de Goiás (2004), em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Já atuou como docente na rede pública municipal de Goiânia e Aparecida de Goiânia e, em cursos de graduação e pós graduação na rede privada. Atualmente, é professor efetivo no Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Aparecida de Goiânia. Tem experiência nas áreas de História, Pedagogia e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Educação, Sociologia Geral, História da Educação, Políticas Educacionais, Juventude e Religião.

 

WhatsApp Image 2023-09-13 at 14.44.26

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás com atuação nos cursos de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e Dança. Possui graduação em Pedagogia (2009) com habilitação em educação infantil e gestão educacional pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista-UNESP, mestrado em Educação (2014) com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP no programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Doutora em Educação (2019), pelo mesmo programa e universidade. Realizou estágio no exterior (2017- 2018) na UACM-Universidad Autónoma de la Ciudad de México no Posgrado en Derechos Humanos, financiado pelo Programa Doutorado-Sanduíche no Exterior da CAPES. Desde o início de sua trajetória acadêmica é integrante do grupo de pesquisa NUDISE-Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação (Unesp), e se interessa por temas relativos as vivências educativas de gênero e sexualidade nos tempos da infância, juventude e vida adulta no contexto das instituições educacionais.

 

WhatsApp Image 2023-09-13 at 14.45.22

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (2017). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Bacharela em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2012). Professora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Goiás – Aparecida de Goiânia.

 

WhatsApp Image 2023-09-13 at 14.36.56

Possui Graduação em História – Bacharelado e Licenciatura (2006) e Mestrado em História (2010) pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Em 2014 ingressou como aluno regular do Doutorado no Programa de Pós-graduação em História na Universidade Federal de Goiás – UFG com o projeto de pesquisa intitulado ” A Memória e o Esquecimento de um Revolucionário: Antonio Carlos Ribeiro de Andrada na Cultura Histórica Republicana (1926 – 1934). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Campus Aparecida de Goiânia. As principais áreas de interesse são História Moderna e Contemporânea; História do Brasil; Primeira República; Memória; Imprensa, e Literatura; Monteiro Lobato e Antonio Carlos Ribeiro de Andrada.

 

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado (2008) e doutorado (2014) pelo Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Goiás. É professor do Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida de Goiânia. Atua principalmente nos seguintes temas: Marxismo, Geografia e Sociologia do trabalho e Geografia Urbana. Atualmente vem desenvolvendo estudos no campo da educação, sobretudo sobre a Pedagogia Institucional.

 

Possui graduação em Geografia Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002), graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (1997) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atualmente é professor titular do Centro Educacional Sesc Cidadania e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas: pichação, Território, territorialidade, Identidade e Urbano.

 

Graduado em Educação Física (2001) e especialista em Educação Física Escolar (2004) pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Educação (2010) e Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília. Atua na área Educação, e tem realizado pesquisas abordando as seguintes temáticas: Educação Física escolar, Políticas Educacionais, Currículo e Formação de Professores.

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2013) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2020). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia na área de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica, Organização e Gestão do trabalho Pedagógico, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Atua na licenciatura de pedagogia bilingue (português/Libras) e pesquisa o neoliberalismo, a privatização da educação pública e a flexibilização do Ensino Médio no Brasil.