O NUPEFIL tem como objetivo geral fomentar e divulgar a produção científica na área de filosofia no IFG, buscando compartilhar as experiências filosóficas entre professores/pesquisadores e alunos de diversos campi, assim como congregar diversas áreas do pensamento. Destaca-se como outro objetivo geral a articulação entre pesquisa, ensino e extensão de maneira a expandir a filosofia como área de conhecimento interna e externamente ao IFG; e, por consequência, sedimentar a importância da sua presença dentro desta instituição e na sociedade. Nesse sentido, objetiva-se abrir um espaço em que alunos, professores e a comunidade local possam estar em contato direto com a filosofia pesquisando, refletindo, discutindo e dialogando. Pretende-se, também, contribuir para a construção de uma perspectiva científica mais abrangente, englobando o debate acerca do caráter da atividade científica e da responsabilidade do pesquisador, não restringindo sua concepção ao empirismo de laboratório.

Para além dos objetivos gerais expostos, o NUPEFIL estabelece os seguintes objetivos específicos:

  • Difundir para a sociedade a pesquisa e o conhecimento produzidos pelo IFG na área de filosofia, de modo a fomentar sua relação com a sociedade;
  • Desenvolver a capacidade de leitura e escrita filosóficas de todos os envolvidos nas pesquisas;
  • Discutir os problemas filosóficos atinentes à teoria do conhecimento e à epistemologia;
  • Compreender os conceitos de ética, moral e a relação desses com o comportamento social e a liberdade humana;
  • Questionar os valores humanos, relacionando-os à formação técnico-profissional;
  • Entender a importância da conduta ética no exercício da profissão e na construção da cidadania;
  • Possibilitar, a partir de uma perspectiva crítica, uma compreensão da vida política em sociedade, no que diz respeito às relações de poder e suas várias formas de manifestações;
  • Problematizar a questão dos direitos humanos, da diversidade cultural, da sustentabilidade sócio-ambiental e das formas democráticas de convívio social;
  • Pensar o fenômeno da educação ao longo do pensamento ocidental e na sociedade contemporânea;
  • Compreender os conceitos de subjetividade, razão, ciência, técnica, tecnologia, arte, estética e cultura à luz da filosofia;
  • Refletir e questionar o desenvolvimento da técnica e da ciência em suas consequências humanas e sociais;
  • Entender aspectos filosóficos da existência humana na contemporaneidade;
  • Pensar as questões da atualidade de modo a possibilitar a autonomia docente e discente frente ao entendimento das problemáticas filosóficas e de sua condição humana.