Conheça os Professores Membros do NUPEFIL:
Prof. Dr. Diego Avelino de Moraes Carvalho
Doutor em História pela UFG (2016). Possui Graduação (Licenciatura) em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2006). Especialização em História Cultural (2011) e Mestrado em Filosofia também pela Universidade Federal de Goiás (2009). Psicanalista em (contínua) formação pelo Corpo Freudiano – Núcleo Goiânia-Go. Atualmente é professor efetivo do (IFG) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Goiânia. Além de vice-lider do Núcleo de Pesquisas NUPEFIL (IFG), é membro do NECULT (Núcleo de Estudos da Cultura, Linguagem e suas Tecnologias – IFG). Integra ainda a ZNSBR (Zen Nihon Sogo Budo Renmei/ All Japan Federation). É comentarista fixo do Programa “Papo Cabeça” da Rádio Interativa (94,9 FM), todas as quintas-feiras, das 12 às 13:30h. Atualmente encontra-se em Estágio de Pós-Doutoramento pela PPGH – UFG.
Área de Pesquisa: Atua na área de Filosofia e História, com ênfase em Ética e Filosofia Política, Ética e Psicanálise, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e orientação no campo da Teoria e Filosofia da História e Historiografia, História das Ideias e das Mentalidades, Memória e História, e, especialmente, História da (i)(e)migração nipônica e Cultura Marcial Japonesa (Ética, Estética e Performance). O atual projeto de pesquisa é intitulado: “Os ‘corações limpos’ e as ‘gargantas sujas’: a questão dos kataki-uchi (vinganças) familiares após a resolução judicial do caso Shindo-Renmei”.
Prof. Dr. Felipe F. Valoz Júnior
Doutor em Literatura – Literatura Comparada e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília – UNB, onde desenvolveu trabalhos na linha de pesquisa Literatura e outras Áreas de Conhecimento, tendo como orientador o Prof. Dr. Hermenegildo José de Menezes Bastos (2009). Mestre em Artes – Musicologia, pela Universidade de São Paulo – USP (2002), sob a orientação do Prof. Dr. Régis Duprat. Bacharel (1997) em Composição Musical pela Universidade de Brasília – UnB – ao mesmo tempo em que recebeu orientações particulares do compositor argentino Luís Maria Mucillo. É Professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG Câmpus Goiânia. Além do desenvolvimento da docência, atuou na mesma Instituição como Coordenador da Área Acadêmica de Artes, Coordenador do curso superior de Licenciatura em Música, Coordenador do curso Técnico Integrado em Instrumento Musical e como Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas I – Humanidades.
Área de Pesquisa: Atua com a linha de pesquisa de Estética e História da Arte, além de disponibilizar-se para orientações acadêmicas no âmbito da Musicologia e Literatura Comparada.
Prof. Dr. Fortunato Monge de Oliveira Neto
Doutor em Filosofia na área de Filosofia Política contemporânea, pela Universidade Federal do Rio do Rio Grande do Norte (2016), com a tese sobre o aprimoramento como um bem primário em John Rawls. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2005), na área de concentração de Ética Antiga, focado no conceito de virtude e felicidade em Aristóteles. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2002). Atualmente pesquisa questões políticas contemporâneas, vinculando autores como MacIntyre, Nozick e Owen. Professor no IFG desde 2013.
Área de Pesquisa: Atua com a linha de pesquisa de Ética e Política. Atualmente pesquisa questões políticas contemporâneas, vinculando autores como MacIntyre, Nozick e Owen.
Profa. Dra. Maria Eliane R. de Souza
Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Puc-Rs (2008). Mestra (1998), Bacharel e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1995). É professora Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Goiás IFG/Campus Goiânia (desde 2010), lecionando Filosofia para os cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio; Legislação e Ética para os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação; e, Filosofia da Educação nos cursos de licenciatura em História, Letras e Matemática. Atuou como Líder do NUPEFIL-Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia do IFG (2014-2018). Atuou como professora efetiva do Departamento de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000-2010) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-Goiás. Nesta mesma instituição foi, por duas vezes, coordenadora do Curso de Licenciatura em Filosofia. Atuou também como professora no Colégio Visão, no CEFET e no IFITEG-Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás.
Área de Pesquisa: No NUPEFIL atua na linha de pesquisa Educação, Estética e Técnica com investigações voltadas para os fenômenos da educação, da estética, da técnica e da formação da subjetividade e da identidade na sociedade contemporânea, pesquisando e orientando trabalhos de iniciação científica (PIBIC IFG e CNPq) em F. Nietzsche, T. Adorno, M. Foucault, G. Deleuze e F. Guattari.
Profa. Dra. Marisa Alves Vento
Doutora em Filosofia pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (2013), com área de concentração ética e filosofia política. Mestre em Filosofia pela UFG – Universidade Federal de Goiás (2006). Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Católica de Goiás (2003). Possui graduação em Filosofia e História (UEG). Atualmente é professora em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, lecionando Filosofia para os cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio; bacharelado em Engenharia Civil e Filosofia da Educação nos cursos de licenciatura. É presidente da Comissão de Ética do IFG. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau (Unicamp)
Área de Pesquisa: Atua na pesquisa em Filosofia, com ênfase em ética e política em autores do séc. XVIII. Atualmente desenvolve, pelo IFG, o projeto de pesquisa intitulado A Comissão de Ética do IFG: desafios para a promoção da gestão da ética na Instituição de educação. Participa como pesquisadora-colaboradora do projeto de pesquisa: O ensino de filosofia e as práticas pedagógicas na infância e na adolescência: tendências, possibilidades e problemas, coordenado pelo professor Dr. Wilson Alves de Paiva da FE-UFG. É integrante do grupo de pesquisadores da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES XVIII), filiada à Société Internationale d’Étude du Dix-huitième Siècle (SIEDS).
Profa. Dra. Patrícia Costa e Silva
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2015). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (20
03). Maitrise em Philosophie Politique –Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1995). Pós-graduada em Docência Universitária pela Universo (2003). Graduada em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1992). Graduação em Direito (Bacharelado) pela Universidade Salgado de Oliveira – Campus Goiânia (2005). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (desde 2010).
Área de Pesquisa: Atua na pesquisa, ciências e Filosofia, com a linha de pesquisa Ética e Filosofia Politica. Além de pesquisar nestas duas áreas, dedica-se também à Teoria Crítica, Fenomenologia e Educação.
Profa. Dra. Patrícia de Oliveira Machado
Doutora (2017) em Literatura na UnB com realização de estágio sanduíche na Universidade Paris-Sorbonne. Na ocasião, desenvolveu o projeto intitulado Da hegemonia do eu à irrupção do outro: o erotismo nas obras de André Malraux, onde procurou caracterizar, a partir das filosofias de Georges Bataille e Emmanuel Levinas, o erótico nos romances de André Malraux. Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (2010). Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente, é professora de filosofia do Instituto Federal de Goiás-IFG/Câmpus Luziânia, onde desenvolve projetos de ensino (Francês Instrumental), extensão (Direitos Humanos). É membro do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) do referido campus.
Área de Pesquisa: Atualmente tem em andamento um projeto de pesquisa sobre o feminismo, cujo ponto de partida é o tema do corpo na obra filosófica de Simone de Beauvoir. Além disso, orienta três projetos de pesquisa de Iniciação Científica intitulados: “Inteligência artificial e filosofia da mente: una análise da série Westworld”, “Erotismo e emancipação da mulher nas obras de Hilda Hilst: um diálogo com Simone de Beauvoir” e “O erótico e o feminino na obra de Anaïs Nin: um diálogo com Georges Bataille”.
Prof. Dndo. Renan Gonçalves Rocha
Doutorando em Filosofia pela Universidade Paris 10 (França). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2009). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). É professor efetivo do Instituto Federal de Goiás desde 2011. Participa dos Grupos de Pesquisa: IREPH – Institut de recherche philosophique (PARIS 10) e Lire-travailler, Derrida. (ENS)
Área de Pesquisa: Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos temas de Ética e Filosofia Política. Trabalha centralmente com os textos de Karl Marx e Jacques Derrida. As principais temáticas de pesquisa são: teoria do Estado, do poder e da democracia e temas como alteridade, hospitalidade e diferenças.
Projeto de pesquisa: O atual projeto de pesquisa tem como título Hospitalidade em Derrida: a questão do outro e a fronteia. O projeto visa refletir sobre as implicações do conceito de hospitalidade, ou seja, como a desconstrução desse conceito significa também desconstruir a ética e a política.
Nível: Doutoramento (Paris 10 – França)
Prof. Dndo. Roni Ederson Krause de Oliveira
Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2016). Bolsista CAPES/PROSUC. Desenvolve tese acerca de quatro ensaios morais escritos pelo filósofo escocês David Hume. Possui Mestrado (2005). Licenciatura Plena (2000) e Bacharelado (1997) em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Defendeu a dissertação de Mestrado intitulada Da inferência causal e princípios formadores da crença segundo pressupostos Humeanos (2005). É Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, em Regime de Dedicação Exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG. Atuou como Coordenador de Ensino Médio e Técnico (2014-2016) e Coordenador da Área Acadêmica de Filosofia e Ciências Humanas do DAAI/Campus Goiânia (2012-2014). Foi Professor Assistente de Filosofia do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em Regime de 20h (2009-2010) e Professor Substituto de Filosofia. (2001-2003).
Pesquisa em desenvolvimento: Na tese/pesquisa atual procura interpretar quatro ensaios morais do filósofo escocês David Hume (1711-1776), os chamados essays on happiness, no intuito de solucionar contendas interpretativas em relação aos mesmos, visando contribuir para uma melhor compreensão de sua obra filosófica como um todo, bem como acerca dos temas morais e epistemológicos implicados.
Nível: Doutoramento (Unisinos)
Prof. Dr. Sandro Henrique Ribeiro
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2018). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2009). Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002). Atualmente é Professor de Filosofia do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.
Área de Pesquisa: Desenvolve estudos e pesquisas pertinentes à Escola de Frankfurt, sociedade de consumo e assuntos congêneres à linha de pesquisa do NUPEFIL “Subjetividade e Existência”.