Ética e Filosofia Política
Busca-se nesta linha de pesquisa fazer a interface entre ética e política, isto é, analisar as diversas questões teóricas e práticas referentes à relação entre ética e política. Tem-se também como escopo examinar o pensamento de teóricos da ética e da política de forma que se faça a reflexão em torno das discussões referentes à teoria do Estado, do poder, da democracia, dos direitos humanos e dos múltiplos conceitos ligados à ética e à política.
Educação, Estética e Técnica
Esta linha volta-se à investigação em torno dos fenômenos da educação, da estética e da técnica, compreendidos em sua relação com a constituição da individualidade e socialização humanas. Trata-se de refletir questões intrínsecas ao universo educacional; à estética e/ou filosofia da arte; e à produção técnico-científica humana ao longo do pensamento ocidental.
No que tange à educação busca-se investigar o seu papel, compreendendo-a como elemento fundamental na formação da subjetividade humana, de novas práticas sócio-culturais e de uma nova imagem do homem. No mesmo sentido, destaca-se a importância de sua relação com os universos da técnica, da tecnologia, da ciência e da estética, colocando em questão suas implicações e repercussões para o homem e para a sociedade no mundo contemporâneo. Procurar-se-á refletir também sobre o ser humano que se quer formar, sua condição de resistência e de adaptação aos conhecimentos e às ideias impostas, assim como os pressupostos dos conhecimentos, os métodos e procedimentos empregados no exercício da educação.
Do ponto de vista da estética, a investigação voltar-se-á à análise e à reflexão de temas e problemas relacionados à experiência estética, à arte e à cultura procurando debater a centralidade do fenômeno estético para a existência humana. Enquanto ciência do belo, a estética coloca em voga a arte, a cultura e a própria técnica, discutindo seus fundamentos e objetivos, bem como a importância desses fenômenos para a vida humana.
Na investigação sobre técnica, destacar-se-á além da busca de sua compreensão conceitual ao longo da história, o questionamento acerca da produção técnico-científica contemporânea e seus reflexos na vida social e cultural dos seres humanos. Assim sendo, se questionará também o lugar que passa a ocupar o homem no mundo permeado pelo avanço da técnica e a necessidade de uma avaliação crítica da aplicabilidade das novas tecnologias.
Teoria do Conhecimento e Epistemologia
Esta linha volta-se ao estudo dos temas clássicos relacionados à teoria do conhecimento ou epistemologia, em que se investiga a natureza, a origem e a validade do conhecimento, isto é, as condições de possibilidade, justificação e limites do conhecimento. Centra-se também no estudo acerca dos princípios formadores da crença, dos métodos científicos e como são abordadas todas essas questões ao longo da história da filosofia.
Subjetividade e Existência
Esta linha de pesquisa tem por objetivo pesquisar o conceito de subjetividade, desde sua gênese na filosofia moderna e seus desdobramentos nos vários campos de pesquisa na filosofia contemporânea. Na filosofia moderna, as pesquisas prioritariamente estão assentadas no racionalismo cartesiano, no empirismo britânico e no idealismo; já na filosofia contemporânea as pesquisas terão por objetos as discussões filosóficas presentes nas vertentes do existencialismo, do estruturalismo e do pós-estruturalismo, da hermenêutica, da filosofia da diferença bem como na definição da subjetividade presentes na psicologia, na psicanálise e nas ciências cognitivas. Trata-se, portanto, de descrever o arco percorrido pela ideia de sujeito desde a instauração do cogito até a ideia da “substância sujeito” no idealismo alemão, passando pela versão empirista da subjetividade e pela revolução da filosofia crítica de Kant. A investigação verter-se-á também sobre o processo de desconstrução e reconstrução do sujeito, desde a redução do cogito a uma ilusão gramatical (Nietzsche) até a hermenêutica diltheyana. O foco principal está centrado no processo de construção e de desconstrução do sujeito na contemporaneidade, bem como na análise da existência humana em sua finitude, no modo de ser do homem no mundo, procurando entender os aspectos filosóficos da existência humana, assim como a compreensão do homem e do mundo como possibilidades.