Inteligência Artificial

As inteligências Artificiais (AI) estão cada vez mais frequentes no mundo da tecnologia e inovação atualmente, realizando tarefas que podem ser consideradas muito complexas e inconcebíveis para o ser humano lidar. A realidade hoje, é a presença de variadas IAs que estão sendo aplicadas em áreas de todos os tipos, desde à pesquisas ao polo industrial de empresas nacionais e multinacionais. Observando esse benefício, foi conclusivo a necessidade de um algoritmo desse tipo no projeto Segue O Bicho, para diversas aplicações na análise de dados, e no desenvolvimento do Aplicativo Android que acompanha o projeto da coleira.
Nesse sentido, foi então separado 3 grandes vertentes em que a nossa IA irá atuar para que o projeto da coleira atinja todos os objetivos e desejos de pesquisadores e seus usuários em geral:

 

Simulação Animal

posiçãoPara que as coleiras sejam devidamente usadas em um ambiente hostil que um animal silvestre frequenta, é necessário que alguns testes sejam feitos para que a avaliação do funcionamento da coleira, e para isso, a coleira é testada em animais logo de início, vivenciando riscos de existir alguma falha, seja na construção do circuito ou da coleira, no software do dispositivo, mas principalmente, testando a duração da bateria da coleira que é de grande importância para toda a aquisição de dados. Além disso, a soltura de um animal demanda de custos, para realizar o transporte do animal, e dos cientistas que realizam esse trabalho.
Com o intuito de resolver esse problema, uma inteligência artificial, treinada com dados reais de animais silvestres obtidos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), aproximando ao máximo a simulação virtual do comportamento real. Como dito anteriormente, a simulação é direcionada aos desenvolvedores da coleira, verificando a qualidade do software criado, e se existe alguma falha no sistema.

 

Predição de Dados

posição (1)Analisando o funcionamento da coleira em campo, foi observado a existência de dados nulos. Dependendo de onde o animal se encontra quando o GPS tenta fazer a comunicação com o satélite, alguns aspectos do local (Vegetação densa, cavernas, altitude muito baixa, entre outros…), bloqueia essa tentativa de transmissão de dados, deixando uma parte do banco de dados sem informação alguma, e posteriormente, as conclusões feitas poderão ser imprecisas.
A fim de acabar com esse problema, a inteligência artificial consegue, a partir dos dados anteriores e posteriores a ele, premeditar onde o animal deveria estar quando houve a tentativa de comunicação com o satélite, completando o banco de dados que será usado pelos pesquisadores.

 

Identificação de Comportamento

posição (2)Com o intuito de melhorar ainda mais as análises e conclusões que serão feitas utilizando os dados de posição do animal no ambiente, os dispositivos de giroscópio e acelerômetro foram usados para identificar típicos comportamentos animais, como correr, pular, comer, caçar, e outras atividades que envolvem a atitude selvagem.
Uma inteligência artificial, treinada com dados relacionados a esses tipos de comportamento, utilizando as informações dos dispositivos citados anteriormente, poderá identificar em tempo real e armazenar esses dados, se for possível a comunicação, para que um estudo mais aprofundado possa ser realizado.