Impressoras 3D
O LabMaker possui três impressoras 3D que operam a todo vapor, moldando peças para protótipos de todos os tipos de projetos presentes no laboratório.
Nesse contexto, a impressora 3D tem sido uma aliada poderosa para acelerar o processo de prototipagem e produção de componentes e dispositivos específicos. Anteriormente, a fabricação de peças personalizadas exigia investimentos em maquinários complexos e tempo considerável, o que poderia atrasar o andamento dos projetos. Com a impressão 3D, esse cenário mudou drasticamente.
Creality CR10 v2
As duas impressora Creality do laboratório são utilizadas para a criação de peças utilizando o material PLA (Biopolímero Ácido Poliláctico) que é menos tóxico ao se elevar a temperatura do material, tendo desvantagens na sua resistência. É impresso várias peças de teste, para a avaliação da qualidade da impressão que ficam a exposição dentro do próprio laboratório. A impressora conta com a presença de uma raspberry pi, que utiliza da octoprint para realizar o monitoramento da impressora remotamente, utilizando webcams.
GTMax 3D Core a3
Essa impressora é mais utilizada para se imprimir peças que se necessitam ser mais resistentes, pela utilização recorrente do filamento de ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno). Por ser mais resistente, ele necessita de uma temperatura mais elevada para se trabalhar, e por esse motivo, mais gases são soltos no ambiente quando está sendo utilizado na impressora, mas a “cápsula” que envolve a impressora diminui a locomoção do gás no cômodo, diminuindo a toxidade que produz. Diferente da impressora anterior, a velocidade de impressão por peça é bem mais elevada.
Cortadora a laser
A cortadora a laser também possibilita um melhor desenvolvimento na área de projetos que ocorrem no laboratório. Utilizando placas de MDF (Medium Density Fiberboard, em português, chapa de fibra de madeira de média densidade) de 3mm, ou até, em chapas de acrílico. Com essa cortadora a laser, foi possível fabricar chaveiros de brinde em eventos científicos que nossa equipe frequentou, caixas para o próprio laboratório no sentido de organização do LabMaker, moedas MiautCoin usadas no projeto CopaScratch, entre várias outras utilidades que possam ainda surgir no futuro. A cortadora utiliza do software AutoLaser para realizar o desenho do Corte na máquina, que pode ser configurada pelos próprios usuários.
Prototipadora de Circuito Impresso