A PESQUISA

LETRAMENTO COMPUTACIONAL E INFORMÁTICA: CASO DO PROEJA TÉCNICO EM ENFERMAGEM INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFG - CAMPUS ÁGUAS LINDAS

Esta pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Águas Lindas, expressou uma proposta educacional democrática, socialmente comprometida com a formação humana integral para a cidadania. Para tanto, pautou-se na indissociabilidade entre teoria e prática, bases da educação profissional e tecnológica oferecidas pelos institutos federais. 

Assim, teve por intuito apresentar subsídios à integração de estratégias de letramento computacional aos processos de ensino e aprendizagem das componentes de informática oferecidas nos cursos Proeja nos Institutos Federais, especialmente da disciplina de Informática Básica II, no desenvolvimento de estratégias que abandonem abordagens tecnicistas, e visem elevar o entendimento dos indivíduos sobre os conhecimentos científicos e tecnológicos que regem a sociedade, especialmente no âmbito das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs).  

A disciplina de Informática Básica II, mencionada, faz parte do currículo das disciplinas de tecnologias do Curso Técnico em Enfermagem Integrado ao Ensino Médio, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA do IFG Águas Lindas. Dessa forma o compromisso instaurado neste trabalho foi o de contribuir com o desenvolvimento da formação profissional, fazendo nós, parte da resistência que pensa uma educação de jovens e adultos integrada a uma educação profissional e tecnológica de qualidade.

LINHA DE PESQUISA

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

MACROPROJETO 5 – ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NA EPT

Este macroprojeto abriga projetos que trabalham na perspectiva da organização e planejamento do currículo integrado, que venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da EPT e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.

Clique e conheça mais sobre o programa de mestrado ProfEPT do IFB!!!

Lócus da pesquisa - IFG Águas LINDAS

O Campus Águas Lindas foi criado dentro da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional e a inclusão social. É um campus situado no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, que entrou em funcionamento em abril de 2014, e que oferece os cursos Técnicos de Vigilância em Saúde, Análises Clínicas, Meio Ambiente, integrados ao Ensino Médio, em período integral, com aulas pela manhã e à tarde, e o Curso Técnico em Enfermagem, Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no período noturno.

EQUIPE DE PESQUISADORES

Orientando: Marcos Paulo Pereira da Costa

 

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, possui especialização em Business intelligence, big data e analytics – ciência de dados pela Universidade Anhanguera Uniderp(2021), Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Planalto Central(2020) e Curso Técnico em Informática pela Escola Técnica de Brasília(2016). Atualmente é Técnico em Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Ciência da Computação.

Orientadora: Profª Drª Juliana Rocha de Faria Silva

foto professora

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2017). Mestrado em Educação Musical pela Universidade de Brasília (2010). Graduação em Educação Artística Habilitação – Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) – Campus Brasília. Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (https://profept.ifb.edu.br/). Professora da Especialização em Metodologia de Ensino da Dança Clássica (https://www.ifb.edu.br/brasilia/34849-metodologia-de-ensino-da-danca-classica). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Transdisciplinar Josué de Castro(dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8378877543369161) e o Laboratório de Realidade Integrada (LARI) do IFB no Campus Planaltina.

Feedback dos professores de informática do Proeja nos institutos federais!!!