Esta pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Águas Lindas, expressou uma proposta educacional democrática, socialmente comprometida com a formação humana integral para a cidadania. Para tanto, pautou-se na indissociabilidade entre teoria e prática, bases da educação profissional e tecnológica oferecidas pelos institutos federais.
Assim, teve por intuito apresentar subsídios à integração de estratégias de letramento computacional aos processos de ensino e aprendizagem das componentes de informática oferecidas nos cursos Proeja nos Institutos Federais, especialmente da disciplina de Informática Básica II, no desenvolvimento de estratégias que abandonem abordagens tecnicistas, e visem elevar o entendimento dos indivíduos sobre os conhecimentos científicos e tecnológicos que regem a sociedade, especialmente no âmbito das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs).
A disciplina de Informática Básica II, mencionada, faz parte do currículo das disciplinas de tecnologias do Curso Técnico em Enfermagem Integrado ao Ensino Médio, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA do IFG Águas Lindas. Dessa forma o compromisso instaurado neste trabalho foi o de contribuir com o desenvolvimento da formação profissional, fazendo nós, parte da resistência que pensa uma educação de jovens e adultos integrada a uma educação profissional e tecnológica de qualidade.
Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Este macroprojeto abriga projetos que trabalham na perspectiva da organização e planejamento do currículo integrado, que venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da EPT e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.