Anais do Seminário Internacional de Políticas e Práticas de Leitura

Anais do Seminário Internacional de Política e Práticas de Leitura, 2013.

O Seminário Internacional de Políticas e Práticas de Leitura, realizado juntamente com o V
Encontro Internacional da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio
, significou a culminância de um trabalho de pesquisa e extensão desenvolvidos durante 3 anos pela Rede Goiana de Pesquisa em
Leitura e Ensino de Poesia, coordenada pela profa. Goiandira Ortiz de Camargo, e pela Rede Goiana de Pesquisa em Leitura: Imaginários Sociais, Formação de Leitor e Cidadania, coordenada
pela Profa. Maria Zaira Turchi. O evento propiciou o encontro de pesquisadores integrantes da Rede
RELER da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio com pesquisadores na área da leitura de várias
regiões do País e do exterior.

Por acreditar que a formação de leitores deve ser um dos objetivos principais do ensino, e que a leitura é um incontestável meio de autoconhecimento e de inserção social e cultural, é que os
esforços se concentraram, unindo-se a Universidade Federal de Goiás com a Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual de Goiás, contando com relevantes participações de estudiosos do assunto nacionais e internacionais. De 13 a 16 de setembro de 2011, professores, estudantes de Letras e de outros cursos ouviram e debateram com o poeta e professor Dr. Gilberto Mendonça Telles, Dr. Joaquim Rosa (Universidade de Lisboa), Dr. Helder Pinheiro (UFCG), Dra. Cecília Bajour (Universidade de San Martin – Argentina), Dra. Eliana Yunes (PUC-Rio), entre outros, questões concernentes à leitura, à formação de leitor, ao ensino de
literatura, especialmente de poesia.

Como a leitura literária pode ser transmitida por diversos canais e quanto mais atrativos mais se ligam ao prazer do texto, o evento contou também com os contadores de histórias Francisco Gregório Filho, Maria Clara C. Albuquerque e Grupo Gwaya, que proporcionaram momentos inesquecíveis, envolvendo todo o público.

Ressalta-se a importância da participação da Cátedra Unesco de Leitura, muito bem
representada pela professora Eliana Yunes, incansável disseminadora de práticas de leitura e que acompanhou todo o evento.

Os laços e nós que sustentam essa rede de leitura e leitores teve a participação fundamental
dos professores, os quais não se podem furtar a essa discussão presente em suas práticas de sala de
aula e no cotidiano dos estudantes de Letras. Espera-se que as propostas contidas nos sete simpósios
que seguem sejam de utilidade para implementar, prolongar e ampliar essa discussão.

Acesse o arquivo digital.

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