Olhar o poema: teoria e prática do letramento poético

Olhar o poema: teoria e prática do letramento poético, 2012.

Aprendendo a olhar o poema

Que é poesia? Para que ela serve? Essas indagações sempre voltam quando se discute a leitura na escola e a formação do leitor, como fazem os articulistas deste livro.

Para Voltaire (1694-1778), “um dos méritos da poesia […] é que ela diz mais que a prosa, e em menos palavras que a prosa”. Dessa forma, ela exige um leitor atento, capaz de ir além do texto, perceber os espaços do que não é dito, mas apenas sugerido. Com isso, a leitura de poemas torna o leitor mais perspicaz, mais crítico.

Mas a poesia, além disso, traz um olhar novo frente ao conhecido. O poeta vê o mundo como as crianças, com curiosidade e encantamento. E faz isso com uma linguagem que, como a infantil, privilegia a sonoridade da língua. Ao ler poesia, tem-se a rara oportunidade de retomar um modo de ver e de se expressar próprios da infância, um tempo em que a emoção se sobrepunha ao pensamento racional.

Para que essa capacidade de fruir um texto poético não se perca, a escola deve estimular a leitura da poesia – não de versinhos utilitários ensinando coisas ou celebrando datas, mas de textos sensíveis, animados pelo sopro da verdadeira poesia.

Acesse o arquivo digital.

Compre o livro impresso
na Livraria Leodegária.