Prática como Componente Curricular

Resultados das disciplinas de PCC durante o Ensino Emergencial Remoto – Pandemia de COVID-19.

 

  • PCC III (turma 2019)

Objetivo da prática: desenvolvimento de Podcast analisando o livro didático.

Procedimento Metodológico:

PCC III foi desenvolvida em parceria com a disciplina de MTP 1, a partir da qual os/as estudantes desenvolveram planos de trabalho que contemplavam a aplicação de técnicas de análise qualitativas com o objetivo de comparar as temáticas específicas entre os livros didáticos. Nesse sentido, o objeto de pesquisa (livros do PNLD) foi o conteúdo explorado pelas disciplinas de MTP1 e PCC3.

A análise contemplou a observação dos seguintes critérios: legislação, teóricos conceituais, didáticos-pedagógicos, imagens, editoração e aspectos visuais, manual do professor, etc.

O resultado das disciplinas implicam na sistematização de um relatório analítico e na elaboração de um podcast didático sobre a temática pesquisada buscando atender aos princípios da interdisciplinaridade das ciências sociais; rigor teórico e conceitual; mediação didática; apreensão do conhecimento sociológico pelo aluno/a; autonomia do trabalho pedagógico do/a professor/a.

Produções:

Acesse o Drive

 

  • PCC IV (turma 2019)

Objetivo da prática: desenvolvimento de Posts Sociológicos mediante análise de lacunas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD.

Produções:

Racismo_sexismo_mercado_trabalho_PCC4

Cidadania_modernidade_líquida_PCC4