Sobre o Projeto

Astrobiologia é uma recente área interdisciplinar de tudo que envolve a vida no Universo. Abrange desde o estudo das condições cósmicas e planetárias para o surgimento da vida, passando por tecnologias que permitiriam que a vida terrestre deixasse o Terra até técnicas de detecção das mais variadas formas de vida ou fósseis, na Terra ou em outros planetas. O projeto de pesquisa que descrevemos teve como objetivo principal explorar o potencial que o tema astrobiologia tem para direcionar propostas pedagógicas multi ou interdisciplinares dentro do curso de biotecnologia, reconhecendo temas contemporâneos de pesquisa como potenciais motivadores para o interesse científico e sua relevância de integração com o curso.

A primeira etapa envolveu leituras para conhecer mais o tema. Recomendamos a quem estiver interessado o e-book gratuito elaborado por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Lemos também outros artigos, como os Roadmaps da NASA e da ESA, que orientam as pesquisas no tema desses dois órgãos.

Na segunda etapa do projeto estudamos as ementas das disciplinas do curso de Biotecnologia buscando ali maneiras de integrar a Astrobiologia a cada disciplina. Depois de cada análise preliminar, convidamos professores que ministram aquela disciplina para uma entrevista para ouvir deles sugestões e outras ideias que deixamos de fora. O resultado dessas conversas com como a Astrobiologia pode contribuir para o ensino de cada disciplina é o que vocês vão encontrar aqui.

Se quiser, você pode baixar o arquivo completo do projeto de pesquisa cadastrado no IFG. Projeto de Pesquisa – Astrobiologia

O projeto contou com o apoio CNPq, fonte financiadora da bolsa PIBIC-EM que Geovana foi contemplada através do Edital no. 10/2020 PROPPG, de 23 de Setembro de 2020.

Quem Somos

DanielDaniel Ordine Vieira Lopes – Professor de Física no câmpus Formosa, atua principalmente nos cursos técnicos integrados ao médio e engenharia. Mais sobre mim e meus outros projetos em minha PÁGINA PESSOAL.

Captura de tela 2022-04-20 172626Geovana Miranda Almeida Sant’Ana – Aluna do Curso Técnico em Biotecnologia do IFG Câmpus Formosa de 2020 a 2022. Participante de dois PIBICs e seus consequentes projetos com os respectivos temas: “Astrobiologia – Propostas interdisciplinares no curso técnico de Biotecnologia” e “Física em Filmes e Séries”.

214112297_218498696803422_4602644456342295064_nLemuel da Cruz Gandara – Professor de língua portuguesa.

Agradecimentos

Agradecemos às professoras e professores que participaram das entrevistas e possibilitaram a realização deste site, contribuindo com ideias e sugestões de como integrar a Astrobiologia em suas disciplinas:
Diego Alves Rodrigues
Thaís Amaral e Sousa
Erick Guimarães França
Marcos Augusto Schliewe
Fabiano Paiva Vieira
Patrícia de Castilhos
Luís Cláudio Rocha Henriques de Moura
Hans Magno Alves Ramos
Haíssa Melo de Lima Gunther
Edson Rodrigo Borges
Rosa Barros Tossini
Oberdan Quintino de Ataídes
Venícius Juvêncio de Miranda Mendes
Rogério Ferreira Xavier
Clóvis Henrique Leite de Souza
Lorena Lana Camelo Antunes.