Química

É comum a disciplina iniciar as noções de matéria, substância e transformações, diferenciando transformações físicas e químicas. Talvez aqui possa ser interessante discutir sobre como a matéria é encontrada pelo universo. Por exemplo, sabia que o Sol é 1 milhão de vezes mais pesado que a Terra mas é feito praticamente de Hidrogênio e Hélio? Por que isso é assim? Ou quem sabe explorar a curiosidade que muitos tem sobre o vácuo. Será que fora da atmosfera da Terra não existe nada mesmo? O que filósofos pensavam sobre o vácuo em outras épocas? No contexto de transformações físicas, a pergunta se pode existir lagos na Lua ou em Marte pode trazer muitas discussões interessantes sobre como o estado físico da matéria depende do ambiente em que está.

Quando falar de ligações químicas, pode ser interessante mencionar a importância do carbono com suas 4 ligações que permite formar grandes moléculas das quais são formados os blocos básicos da vida. Também pode ser bem legal mencionar que em determinados ambientes (como muito quentes ou na presença de radiação ionizante) as ligações químicas podem se tornar mais frágeis e moléculas serem rompidas. Esse entendimento trás a discussão sobre a habitabilidade de planetas.

Ao cobrir a tabela periódica e suas propriedades, que tal mencionar a origem cósmica dos elementos, isto é, a nucleossíntese? Por exemplo, acho que muitos estudantes vão achar muito interessante saber que todos os elementos, exceto os mais leves como Hidrogênio, Hélio , Lítio e Berílio, são produzidos no núcleo das estrelas ou nos eventos estelares explosivos das supernovas. Pode ser interessante também especular sobre substitutos para o carbono, seus companheiros da mesma coluna. Será que é possível vida a base de silício? Aqui também pode ser interessante já conectar com os modelos atômicos e nosso conhecimento atual sobre a estrutura atômica. Afinal, para descrever o processo de fusão nuclear que ocorre no interior das estrelas é importante conhecer como são os átomos.

No tema de reações químicas, pode ser interessante mencionar que identificar alguma reação ou produto de uma reação específico pode ser um sinal da existência de vida. É inclusive assim que alguns experimentos para se buscar vida em outros planetas são feitos.