Métodos de Extração, Separação e Purificação de Bioprodutos

A disciplina, bastante teórica, trata de diferentes técnicas de extração, separação e purificação, como extração com membranas, arraste por vapor de água, ultrassom, agitação mecânica, entre diversas outras. De maneira geral, pode ser interessante ao aluno conhecer situações reais em que essas técnicas são empregadas, além da indústria química e bioquímica. 

Uma conexão com a astrobiologia seria o estudo de meteoritos. Nosso planeta é constantemente bombardeado por material sólido de diferentes tamanhos e origens no Sistema Solar. Parte desse material chega à superfície da Terra, recebendo o nome de meteoritos,  e oferecem uma ótima oportunidade de estudo da química de nossa vizinhança astronômica, inclusive para a detecção dos blocos básicos da vida, que podem a ter originado até mesmo aqui mesmo na Terra.

O artigo abaixo cobre diversas formas de análise de meteoritos: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6617175/

No contexto da exploração espacial para fins econômicos, pode se discutir processos de extração e separação de minérios em asteróides, como o descrito aqui: http://theleadsouthaustralia.com.au/industries/space/asteroid-mineral-extraction-method/

Ainda, pode-se simular com os estudantes uma situação hipotética de coleta de material no solo de um planeta que se queira encontrar sinais de vida. Que tipo de diferenças o experimento teria de uma análise semelhante aqui na Terra?