Introdução aos compostos orgânicos

Essa é uma disciplina do curso de biotecnologia que tem como objetivo apresentar aos estudantes do primeiro ano as primeiras noções de química orgânica, que serão aprofundadas em disciplinas dos anos posteriores.

Todo o conteúdo da disciplina pode ser trabalhado conectando com a vida na Terra. A importância do carbono em formar longas cadeias, a importância dessas cadeias para a complexidade da vida, a estrutura do DNA, etc.  

Naturalmente, pode-se especular outras possibilidades para vida em outros ambientes, mesmo que talvez a princípio fantasiosas. A definição de química orgânica vem da definição da vida que encontramos na Terra. Assim, alterar a definição de vida (talvez baseada em outra coisa que não carbono) exige uma rediscussão sobre a definição de “química orgânica”, talvez redefinindo para “química orgânica terrestre”.

Ao tratar das funções orgânicas, pode-se comentar sobre seu papel como bioassinaturas nas buscas por vida em outros planetas (ou mesmo em ambientes inóspitos na Terra).

A ementa da disciplina também aborda isomerias. Talvez possa ser interessante comentar sobre a predominância dos isômeros L (levógiros) na maioria dos aminoácidos presentes nas proteínas nas formas de vida terrestres e as teorias sobre origem extraterrestre para a vida na Terra. Pode ser interessante mencionar também que enquanto o formiato de metilena (HCOOCH3) é bastante comum no espaço, seu isômero ácido acético (CH3COOH) é bem menos abundante mas um precursor do aminoácido de glicina.