História

As grandes navegações também encontram paralelos com as viagens espaciais. A possibilidade de se conectar as duas coisas foi examinada por Fritzer e Ploger, embora os autores tenham focado primariamente no desejo de desbravar o desconhecido e as tecnologias de transporte nas duas épocas, destacamos uma outra possibilidade de conexão: a possível interação entre diferentes espécies.

Ao longo da história, a colonização de territórios tem sido marcada pelas mais variadas formas de violência e exploração entre povos. Hoje, ainda nem superados os processos colonizatórios em nosso planeta, falamos em colonizar outros mundos. Dentro do contexto da astrobiologia, o professor de história pode trabalhar como essa nova colonização espacial se assemelha ou se difere das colonizações ocorridas entre povos em nosso planeta. No caso de eventualmente encontrarmos outras formas de vida em outros mundos, corremos o risco de repetirmos a história?

Obras de temática espacial e ficção científica que abordem a relação, muitas vezes hostil, entre diferentes espécies, como as séries Star Trek e o filme Distrito 8, podem servir como motivador para discussões sobre xenofobia e racismo e exemplos ao longo da história.