Controle de Qualidade

Sendo o objetivo principal da disciplina de controle de qualidade, o aprendizado de como determinar a qualidade de bioprodutos através da análise de aspectos físicos, químicos, biológicos e microbiológicos, obtendo conhecimentos sobre parâmetros nacionais e internacionais. Logo a astrobiologia pode auxiliar na disciplina Controle de Qualidade oferecendo exemplos na discussão sobre processos de esterilização em missões espaciais. Um dos objetivos primários da astrobiologia, ainda exobiologia na época, era evitar a contaminação cruzada e garantir a segurança de astronautas e seres terrestres, além de não contaminar o espaço com vida terrestre, preocupação que se tornou mais forte e evidente na atualidade, onde é fundamental garantir que dados obtidos em missões para investigar a possibilidade de vida microbiana extraterrestre não tenha sofrido interferências ou contaminações ainda na Terra, como pode ser lido nessa reportagem.

A disciplina também fornece alicerces para o estudo e compreensão de que parâmetros físico-químicos (como temperatura, viscosidade, pH) da água se alteram em condições diferentes, como as encontradas em outros planetas. Isso poderia afetar a produção de bioprodutos de organismos que nos acompanhassem (por exemplo, o que habitam nossos corpos em simbiose e auxiliam na digestão) ou poderia afetar processos que ocorrem em nosso organismo.

Dialogando também com a disciplina de Tecnologia das Fermentações, é destacável o fato de que as condições do ambiente (como disponibilidade de nutrientes, temperatura, viscosidade do meio e pH) interferem na produção de bioprodutos. Isso poderia ser uma dificuldade encontrada em uma longa missão espacial ou com o objetivo de colonização: microorganismos que fossem levados com o objetivo, por exemplo de produzir alimento ou aqueles que existem dentro do nosso corpo em uma relação de simbiose poderiam sofrer interferências das condições ambientais, metabolizando bioprodutos de forma diferente da usual, o que poderia interferir na saúde dos viajantes espaciais e na produção de alimentos.