Biologia

Podemos começar com a conceituação do que é vida. Mostrar que existem diferentes definições, algumas mais simples e outras mais especulativas, que podem expandir ou restringir nossas buscas por seres vivos em outros planetas. Dentro de cada definição (ou de alguma definição), seria fundamental então discutir como a vida (seja ela qual for) seria capaz de se originar. Que tipo de condições fisico-químicas são necessárias para o surgimento e a manutenção da vida? Tema extremamente importante para a astrobiologia são os ciclos biogeoquímicos, em especial os da água, oxigênio e carbono, e como esses ciclos se apresentam em outros planetas.

Uma propriedade dos seres-vivos como os conhecemos é sua compartimentalização, isto é, são estruturas separadas de seu ambiente por uma camada. Interessante então destacar a importância dos lipídeos, que são o que compõem essa camada. A estrutura do DNA também é composta por outras biomoléculas de fundamental importância, que merece discussão.

Vale ser destacado que a água é primordial para a existência e composição da vida na Terra. Uma questão a ser levantada é como isso poderia afetar as condições de sobrevivência nesses ambientes e até mesmo a evolução de uma possível vida em tais locais. Em nosso planeta, especula-se que a vida surgiu cercada por água, como é proposto na Teoria da evolução gradual dos sistemas químicos. Seria possível vida em outros solventes? Especula-se por exemplo sobre vida nos oceanos de metano da lua Titã de Saturno. Como seria formas de vida nesse ambiente? Ainda seriam compartimentalizada por lipídios? Ainda seria à base de hidrocarbonetos?

Outro tema bastante interessante é investigar o que acontece com seres vivos, simples ou complexos, em viagens espaciais. De acordo com o artigo “Comprehensive Multi-omics Analysis Reveals Mitochondrial Stress as a Central Biological Hub for Spaceflight Impact”, há evidências de estresse mitocondrial em seres vivos que fazem viagens espaciais. A matéria “Como viagens espaciais e microgravidade podem afetar a atividade das células” que faz referência ao texto “The Biology of Spaceflight” pode ser um recurso interessante para ser usado em sala de aula. Ou ainda o estudo realizado com gêmeos sobre as alterações causadas no organismo por viagens espaciais.