Biologia Vegetal

A disciplina de biologia vegetal abrange os estudos de classificação taxonômica e de anatomia vegetal, objetivando diferenciar os reinos Protista e Plantae e introduzir conceitos básicos de morfologia e anatomia vegetal. Dentro dessa ementa, assuntos como evolução e sucessão ecológica e metabolismos pouco convencionais podem ser trabalhados. Essa reportagem apresenta um resumo amplo e que mostra o quão resistentes e com capacidade de se adaptarem através de diferentes mecanismos, vegetais e liquens  podem ser.

Através da discussão sobre bactérias fotossintetizantes, protistas, briófitas (com papel de destaque na sucessão ecológica como espécie pioneira) e outros vegetais, pode-se estudar quais características seriam úteis em um ambiente inóspito, como o extraterrestre, diante da perspectiva de colonização. Questões como alimentação e até a possibilidade de causar alterações no clima e atmosfera do planeta podem ser levantadas através dos organismos fotossintetizantes. Muito se tem estudados sobre como vegetais cresceriam em solos de outros planetas e se isso os tornaria impróprios para consumo ou não, como é mostrado nessa pequena reportagem.

Acredita-se que, através da endossimbiose, bactérias fotossintetizantes tornaram-se cloroplastos dos vegetais, em um processo similar ao das mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular nos seres humanos. Tal acontecimento está diretamente ligado com a evolução da vida na Terra: quando as concentrações de oxigênio tornaram-se mais elevadas na atmosfera, a respiração utilizando oxigênio tornou-se uma grande vantagem, permitindo um maior aproveitamento energético, auxiliando no surgimento de seres vivos maiores e mais complexos.